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TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, constituída por módulos/unidades curriculares dos currículos do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Será caracterizado por uma pesquisa científica, relato de experiência, artigo publicado ou para publicação e/ou tecnológica aplicada.

Temas orientados/mediados por cada docente

Adalberto Penha de Paula: Educação do Campo, formação de professoras/es e processos educativos escolares; Território, movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais; Educação Popular; Temas relacionados a Filosofia.

Ândrea Francine Batista: Educação do Campo, Educação Popular e Emancipação Humana; Processo de Consciência; Questão Agrária e Movimentos Sociais do Campo na América Latina.

Claudemira Vieira Gusmão Lopes: Plantas medicinais, condimentares, alimentícias, ritualísticas, PANCs no contexto da Etnobotânica; Estudo das Relações Étnico-Raciais (Lei 10.639 e 11.645) para promoção de uma educação antirracista; Micropropagação de orquídeas para recuperação de áreas degradadas; Hortas urbanas ou em escola do campo como laboratório pedagógico.

Gilberto da Silva Guizelin: Ensino de História nas Escolas de Educação do Campo, Relações Étnico-Raciais, História dos Quilombos e das Comunidades Quilombolas Remanescentes, História dos Povos Indígenas Brasileiros; História dos Movimentos Sociais no Campo.

Gilson Walmor Dahmer: Educação em Agroecologia; Educação em Solos; Qualidade do Solo; Diálogo de Saberes Etnopedológicos; Implantação e manejo de Sistemas Agroflorestais; Paisagismo Agroecológico.

Julio Cesar David Ferreira: Educação do Campo e Ciências da Natureza: teoria e prática de ensino; Linguagem e discurso na educação; Ciência, cultura e educação; Múltiplas linguagens (literatura, cinema, música, artes visuais etc.) na educação em ciências.

Lourival de Moraes Fidelis: Ensino de Agroecologia;Questão Agrária e campesinato das populações tradicionais e dos assentamentos da reforma agrária; Ensino de Ciências Agrárias e Agroecologia; Saberes e etnoconhecimento das populações tradicionais quilombola e indígena brasileira.

Marcelo Cunha Varella: Questão Agrária, desde a etnografia multiatores e da cartografia social; Povos e comunidades tradicionais: práticas tradicionais, processos de territorialização, r-existência e conflitos socioambientais; Conflitos territoriais oriundos de legislações nacionais vigentes, relativas aos seguintes temas: povos e comunidades tradicionais, Educação do Campo, movimentos sociais e legislação ambiental; Ecologia política.

Maria Isabel Farias: Educação do Campo e escola do campo; Questão Agrária, Movimentos Sociais e território; Formação de professores da Educação do Campo, águas e florestas e cartografia;      Políticas Públicas e legislação  na Educação do Campo.

Roberto Gonçalves Barbosa: Educação do Campo e Ciências da Natureza: teoria e prática de ensino; Ensino de Ciências na perspectiva de Paulo Freire; História da ciência indígena, quilombola e africana.

Viviane Camejo Pereira: Conservação da agrobiodiversidade e práticas sociais de comunidades rurais; Agroecologia e soberania e segurança alimentar e nutricional; Autonomia e resistência camponesa; Temáticas ambientais na educação; Desenvolvimento rural e Educação do Campo; Etnoecologia e biologia na Educação do Campo.

TCCs publicados

Acesse AQUI os TCCs publicados do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

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