Menu

Livros e Artigos

Produção Coletiva de Educadoras/es e Educandas/dos da Lecampo
 
Coletânea Educação do Campo em Movimento
 

Livro 1 – Entre Campo, Águas e Florestas: Trajetórias e Memórias da Licenciatura em Educação do Campo na UFPR – Setor Litoral – Acesse aqui.

Livro 2 – Experiências pedagógicas e científicas na Lecampo da UFPR – Setor Litoral: inventário da realidade e Estágio Supervisionado – Acesse aqui.

Livro 3 – Da pesquisa à escrita: Relatos da Licenciatura em Educação do Campo na UFPR – Setor Litoral – Acesse aqui.

 


Professor Adalberto Penha de Paula
 
PAULA, Adalberto Penha de; BUFREM, Leilah Santiago. Educação do Campo, Território e a escola da/na ilha no litoral do Paraná. REVISTA DA FAEEBA- EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2021. Acesse aqui! 
 
PAULA, Adalberto Penha de; BARBOSA, R. G. Contribuições de Paulo Freire na Educação do Campo: formação de professoras/es e o ensino de Ciências. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), 2021. Acesse aqui!
 
ROSA, MARINA COMERLATTO DA; PAULA, Adalberto Penha de. Diálogos entre Educação do Campo e Ensino de Ciências: possibilidades na formação de professoras/es de ciências da natureza. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 3, p. 3-21, 2020. Acesse aqui!
 
 

Professor Ehrick Eduardo Martins Melzer
 
MELZER, E. E. M.. O PROCAMPO como Política de Garantia ao Direito à Universidade para os Povos dos Campos, Águas e Florestas. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE), v. 47, p. 442-457, 2022. Acesse aqui
 
MELZER, E. E. M.. Educação do e no Campo e Agroecologia: Novos Caminhos para a Educação Científica. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), v. 3, p. 137-155, 2022. Acesse aqui!
 
MELZER, E. E. M.; BRICK, E. M. ; HOFFMANN, M. B. Os Desafios e potencialidades da área de Ciências da Natureza nas licenciaturas em Educação do Campo (LEDOC) do Sul do Brasil. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 30, p. 178-192, 2021. Acesse aqui!
 
MELZER, E. E. M.. O curso de Educação do Campo da UFPR: história e construção de processos pedagógicos na formação de professores para os contextos rurais brasileiros. Revista IRICE (Instituto Rosario de Investigaciones en Ciencias de La Educación), v. 39, p. 11, 2021. Acesse aqui!
 
MELZER, E. E. M.. A produção do espaço das licenciaturas em química no Brasil: análise dos dados do censo da educação superior de 2009 a 2019. Scientia Naturalis, v. 3, p. 1492-1513-1513, 2021. Acesse aqui!
 
MARTINS MELZER, EHRICK EDUARDO; DAHMER, GILSON WALMOR. O trabalho com etnopedologia, educação sobre solos e ensino de ciências da natureza no PIBID Educação do Campo da UFPR Litoral. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 3, p. 491-509, 2020. Acesse aqui!
 
MELZER, E. E. M.; HALUCH, J. M. G. ; CAMILO, A. L. G.. A produção de redes na pesca artesanal como saber estruturante para o ensino de física escolar: diálogo de saberes no pibid educação do campo da UFPR litoral. Revista Kiri-Kerê – Pesquisa em Ensino, v. 2, p. 436-454, 2020. Acesse aqui!

 


Professor Gilberto da Silva Guizelin
 
GUIZELIN, Gilberto da Silva. Comércio de almas e política externa: a projeção atlântico-africana da diplomacia imperial brasileira (1822-1856). Londrina: Eduel, 2013. Acesse aqui! 
 
GUIZELIN, Gilberto da Silva. Uma luz nas relações Brasil-Moçambique no Oitocentos: a missão consular de João Luiz Airoza (1827-1828). Revista de História. São Paulo, n. 178, 2019. Acesse aqui!
 
GUIZELIN, Gilberto da Silva. Dois cônsules de Sua Majestade em Luanda. Relações Brasil-Angola, de Ruy Germack Possolo a Saturnino de Souza e Oliveira (1822-1861), no prelo pela Edusp. Acesse aqui!
 

Professor Gilson Walmor Dahmer
 
SILVA, VALENTIM; ANDREOLI, VANESSA MARION; GONÇALVES, MICHELLE BOCCHI; DAHMER, GILSON WALMOR. Formação de professores em educação do campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 24, p. 53, 2019. Acesse aqui!
 
MARTINS MELZER, EHRICK EDUARDO; DAHMER, GILSON WALMOR. O trabalho com etnopedologia, educação sobre solos e ensino de ciências da natureza no PIBID Educação do Campo na UFPR Litoral. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 3, p. 491-509, 2020. Acesse aqui!
 
BUENO, O. T. M.; DAHMER, G. W.; SILVA, T. S. J; MELZER, E. E. M. Diálogos de Saberes na Educação do Campo: observando os saberes etnopedológicos em Cerro Azul (PR). In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências? XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências? XI ENPEC, 2017. v. XI. Acesse aqui!
 

Professor Júlio César David Ferreira
 
FERREIRA, J. C. D.; REIS, P. G. R. O ensino de ciências e suas múltiplas linguagens: um estudo a partir dos discursos de professores portugueses. In: Marcelo Borges Rocha; Roberto Dalmo V. L. de Oliveira. (Org.). Divulgação científica: textos e contextos. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2019, v. 1, p. 63-77. (capítulo de livro). Acesse aqui.
 
FERREIRA, J. C. D.; BARBOSA, R. G. Os discursos nos filmes de ficção científica: ensino de ciências e a produção de sentidos na perspectiva socioambiental. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, p. 80-97, 2018. (artigo) Acesse aqui!
 
FERREIRA, J. C. D.; OLIVEIRA, O. B. The pedagogic discourse of the teacher-author. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 19, p. 15-24, 2016. (artigo) Acesse aqui!
 

Professora Vanessa Marion Andreoli 
 
ANDREOLI, V. M.; MELLO, L. M. A educação ambiental como articuladora dos saberes e fazeres do mar nas escolas do campo das ilhas do litoral do Paraná. Revista Ambiente & Educação: Dossiê Temático A Educação Ambiental em uma perspectiva da Oceanografia Socioambiental. Vol. 24, n. 2, 2019. (artigo) Acesse aqui!
 
ANDREOLI, V. M. A Dimensão Comunitária da Escola na Prática Pedagógica da Educação Ambiental na Ilha do Mel/PR. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. Especial, p. 301, 2018. (artigo) Acesse aqui! 
 
ANDREOLI, V. M.; BORGES, M. G. Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo. Revista Ambiente & educação, v. 25, n. 2, 2020. p. 3-18. (organização de dossiê temático). Dossiê completo: Acesse aqui! Artigo da Apresentação Dossiê: Acesse aqui!
 

Professora Viviane Camejo Pereira
 
PEREIRA, V. C.; LOPES, C. V. G. ; BATISTA, A. F. ; FRANCA, E. G. ; RAMOS, C. C. . Tertúlia Lecampo: Mulheres, Agroecologia e Resistência na Educação do Campo no contexto da extensão. Extensão em foco, Palotina, n. 30, p. 32-52, 2023. Acesse aqui!
 
PEREIRA, V. C.; PAULA, A. P. O diálogo de saberes como concepção na construção do conhecimento e método de trabalho na educação do campo. Revista Exitus, v. 12, p. e022030, 2022. Acesse aqui!
 
PEREIRA, V. C.; LOPES, C. V. G. O ecologismo dos pobres e o racismo ambiental: reflexões sobre sociedade e natureza para uma Educação Ambiental crítica. DIVERS@!Matinhos, v. 14, p. 110-125, 2021. Acesse aqui!

Atualizado em 21/09/2023, às 09h32min.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300