INFORMAÇÕES SOBRE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – CIÊNCIAS DA NATUREZA
Modalidade: Presencial (de acordo com o edital do Vestibular)
Regime: Semestral
Número total de vagas/ano: 40 vagas
Carga horária total: 3400 horas
Turno de funcionamento: Integral
Prazo de integralização curricular: mínimo de 8 e máximo de 12 semestres
Diploma concedido: Licenciado e Licenciada em Educação do Campo – Ciências da Natureza
HISTÓRICO E PERFIL DO CURSO
O curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza é de caráter especial e faz parte do PRONACAMPO 2012, sendo institucionalizado pela UFPR em 2014. Este destina-se à formação de docentes para atuar em escolas do campo e tem como público-alvo os educadores do campo que não possuem curso de licenciatura, atendendo ao Decreto nº 7.352/2010, que privilegia também agricultores familiares, assentados, acampados, pescadores, ribeirinhos, ilhéus, quilombolas, indígenas e povos da floresta. São oferecidas, a cada vestibular, 40 (quarenta) vagas na modalidade presencial em regime de alternância. Esse curso tem um vestibular especial, que atende aos critérios estabelecidos pelo PRONACAMPO, em consonância com as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo, instituídas em abril de 2002 pelo MEC. Acesso os marcos normativos da Educação do Campo aqui.
A proposta do curso referencia o desenvolvimento sustentável do campo em âmbito local e regional com base na agroecologia, além de englobar propostas metodológicas de planejamento, execução e avaliação do processo pedagógico por meio da pesquisa-ação-reflexão; e de caráter político-pedagógico: intencionalidade de educação do campo a favor da construção de uma nova concepção de campo, de reforma agrária e de agricultura familiar, e o papel do educador(a) neste processo.
O curso baseia-se na proposta de Paulo Freire de resgate do humano como sujeito de si e de sua própria educação. O pensador argumenta em defesa da educação, como dinamizadora do processo de mudança, firmando as bases da aprendizagem: capacidade de autorreflexão como desenvolvimento da consciência crítica, que reorganiza as experiências vividas, transformando a realidade. A aprendizagem modifica o homem que, ao mesmo tempo em que se renova, mantém a própria identidade.
Portanto, uma aprendizagem libertadora de conquista e aumento de autonomia; a busca permanente como sujeito, e não objeto da educação, com a consciência da característica humana de ser inacabado; a noção de tempo, que diferencia homens de animais, e caracteriza o homem como ser histórico, capaz de construir o futuro com base no passado. O curso pressupõe como princípio a educação libertadora – progressista, pois os envolvidos nos cursos são sujeitos construtores da história e transformadores do mundo.
OBJETIVOS
Formar educadores e educadoras para atuar no segundo segmento Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos comprometidos com os princípios da Educação do Campo e o desenvolvimento social sustentável, a partir da identificação das demandas (pesquisa aplicada) para comporem a lógica curricular e legitimar o empoderamento das comunidades locais, fundamentada na democratização da ciência e tecnologia.
PERFIL DO EGRESSO
Os Educadores e educadoras egressos da Licenciatura em Educação do Campo estarão habilitados para atuar em uma área do conhecimento: Ciências da Natureza, a fim de atender a demanda das escolas do campo. Para contemplar esse processo deverão apresentar o seguinte perfil de um educador que:
PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO (PPCs)
O curso tem atualmente dois PPCs (2014 e 2023), os quais podem ser acessados por meio do link abaixo:
Projeto Pedagógico do Curso (PPC) 2023 – atualmente
Projeto Pedagógico do Curso (PPC) 2014-2022
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UFPR
Plano de Desenvolvimento Institucional (2022-2026)
“Educação do Campo, direito nosso, dever do Estado, compromisso da comunidade”.
Atualizado em 22 de agosto de 2025.