Projeto: As dimensões étnicas e os desafios da agroecologia na Educação do Campo nas escolas do Vale do Ribeira para a formação dos e das estudantes quilombolas e indígenas da Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza
Coordenação: Lourival de Moraes Fidelis
A presente proposta tem como objetivo introduzir a agroecologia a partir das bases da Educação do Campo nas escolas indígenas, quilombolas e nas escolas que recebem estudantes de comunidades quilombolas e indígenas e demais ambientes educativos não formais, como associações quilombolas e nas organizações ligadas às aldeias indígenas no Vale do Ribeira paranaense e paulista.
A proposta foi desenvolvida para ser aplicada através dos princípios do Diálogo de Saberes, do Inventário da Realidade em que se envolverá os conhecimentos tradicionais quilombola e indígena em diálogo com os conhecimentos científicos da academia em que se promoverá processos de ensino e aprendizagem que leve a uma melhor compreensão da realidade das escolas quilombolas e indígenas e seus territórios ancestrais. O projeto se propõe utilizar os princípios da Agroecologia e da Educação do Campo permeados pela Educação Escolar Quilombola e pela Educação Intercultural Indígena em ambientes educacionais formais e informais em comunidades Quilombolas e Indígenas, do campo, das águas e das florestas, nas regiões do Vale do Ribeira paranaense e paulista.
Projeto: Materiais didáticos sobre história e natureza da ciência para a Educação Básica
Coordenação: Carla Krupczak
Este projeto visa desenvolver materiais didáticos sobre história e natureza da ciência para professores de ciências da Educação Básica. Surgiu pela necessidade de subsidiar a alfabetização científica dos estudantes, a qual envolve o conhecimento da história e natureza da ciência, e pela falta de materiais sobre o assunto. Destina-se a licenciandos dos cursos de Licenciatura em: Educação do Campo, Ciências, Química, Física e Ciências Biológicas da UFPR, propondo-se a integrar história e natureza da ciência ao currículo de forma crítica e acessível. A metodologia combina pesquisa diagnóstica e desenvolvimento colaborativo de materiais, seguindo princípios do design educacional. Os benefícios esperados abrangem: o fortalecimento da formação inicial dos licenciandos da UFPR, articulando teoria e prática; o acesso dos participantes externos a recursos pedagógicos inovadores e que permitem formação continuada dos docentes; e a valorização do ensino de ciências, com ênfase na sua dimensão humana e histórica.