SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO DESENVOLVIMENTO DO LITORAL DO PARANÃ
Resumo: O presente projeto de ação docente esta pautado nos princÃpios do Projeto PolÃtico Pedagógico da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral e teve como objetivo promover a segurança alimentar e nutricional (SAN) no Litoral do Paraná por meio da ação docente. Este projeto era norteador das atividades docentes desenvolvidas no Setor Litoral, em especial relacionadas a SAN, articulada com todos os nÃveis de educação e a realidade local, com vistas a contribuir para a produção de ciência e do conhecimento especializado para um desenvolvimento sustentável, integrando na atividade docente o ensino-pesquisa-extensão. Todo cidadão brasileiro tem direito a uma alimentação saudável, acessÃvel, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, devendo ser respeitada suas particularidades e caracterÃsticas culturais de cada região. Desta forma, foi desenvolvido ações com estudantes da educação básica e superior, assim como pescadores, coletores, agroextrativistas, caiçaras e pequenos agricultores da região. O desenvolvimento dessa pesquisa contribuiu para a garantia da oferta e o acesso a alimentos saudáveis, resgate de saberes e da cultura alimentar, promovendo a saúde e a nutrição da população litorânea.
Vinculado a esse Projeto de Pesquisa tive no perÃodo de ago/2019-2 a jul/2020 o estudante Marco Aurélio Pizzatto.
Plano de trabalho: “TEOR DE MINERAIS E CONTAMINANTES INORGÂNICOS EM PESCADOS”
Resumo do plano de trabalho: O pescado é uma excelente fonte de nutrientes na alimentação humana, principalmente pela presença de Omega 3 e 6, e ajudar na prevenção da formação de colesterol tipo LDL, mas em alguns casos, esta se tornando prejudicial devido a presença de altas quantidades de contaminantes inorgânicos. O presente trabalho teve por objetivo realizar uma revisão de literatura do teor de minerais e contaminantes inorgânicos em pescados de origem marinha oriundas de trabalhos realizados no Brasil. Observou-se que as quantidades de minerais e contaminantes inorgânicos em pescados são diferentes para as espécies identificadas e apesar dos metais pesados em pescados apresentarem quantidades pequenas de contaminantes prejudiciais a saúde, eles são um veneno quase invisÃvel para nosso corpo, pois não temos como identificá-los através do olfato ou paladar, mas eles estão presentes em doses “homeopáticasâ€, fazendo com que a cada dia nosso organismo se torne mais enfraquecido e vulnerável a novas doenças.
ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA, SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO LITORAL DO PARANÃ: (RE)CONHECENDO A REALIDADE
Resumo: O presente projeto tem como objetivo desenvolver estudos como forma de estratégias para a promoção da Agroecologia e da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional no Litoral do Paraná. Este projeto será norteador das atividades docentes desenvolvidas no Setor Litoral, em especial as relacionadas no Curso de Agroecologia e no Programa de Desenvolvimento Territorial Sustentável, esta articulado com todos os nÃveis de educação e com a realidade local, com vistas a contribuir para a produção de ciência e do conhecimento especializado, integrando na atividade docente o ensino-pesquisa-extensão. O projeto adota uma abordagem de pesquisa transdisciplinar, em que busca conhecer e estudar a realidade a partir de uma ética sustentável, sendo mais eficaz para lidar com as complexidades e incertezas que devem ser consideradas ao investigar fatores que moldam a sustentabilidade dos sistemas alimentares. O projeto esta organizado em eixos: Agroecologia; Soberania Alimentar; e Segurança Alimentar e Nutricional, as quais estão interconectadas pela sustentabilidade.
Vinculado a esse Projeto de Pesquisa está previsto o estudante Derek Miranda de Souza para o perÃodo de setembro/2020 a jul/2021. Plano de Trabalho: “DETERMINAÇÃO DE MINERAIS E CONTAMINANTES INORGÂNICOS EM MEL DE ABELHA SEM FERRÃO” .