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Conheça o Curso

TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA

Modalidade: Presencial
Regime: Semestral
Número total de vagas/ano: 35 vagas
Carga horária total: 2400 horas
Turno de funcionamento: Manhã
Prazo de integralização curricular: mínimo de 6 e máximo de 9 semestres
Diploma concedido: Tecnólogo em Agroecologia

APRESENTAÇÃO

O Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia tem como objetivo formar profissionais para atuação em espaços que promovam a sustentabilidade em suas diferentes dimensões: ambiental, cultural, política, ética, econômica e social. Leva em conta a observação atenta da natureza, o respeito às culturas locais, saberes populares e a integração harmoniosa entre seres humanos e o ambiente. 

OBJETIVO GERAL
Formar profissionais da agroecologia que contribuam para a promoção do desenvolvimento local e regional, buscando a emancipação dos sujeitos vinculados aos processos da agricultura, fundamentada na democratização da ciência agroecológica.

Perfil do Egresso

A/O profissional egresso do Curso Superior em Agroecologia estará habilitado para:

  • Interagir em equipes interdisciplinares, visando o desenvolvimento sustentável, a emancipação e autonomia dos sujeitos envolvidos, respeitando as diversidades e os saberes populares do campo;
  • Planejar, monitorar e manejar sistemas agroecológicos;
  • Projetar e executar atividades de educação baseadas nos princípios da agroecologia, da educação do campo e emancipação humana;
  • Planejar, propor, gerenciar e avaliar atividades na área de gestão em agroecologia;
  • Atuar com autonomia na construção de novos conhecimentos e práticas inovadoras no âmbito da agroecologia;
  • Elaborar projetos agroecológicos;
  • Contribuir para o planejamento ambiental no meio urbano, por meio de espaços sustentáveis;
  • Articular o processo de aprendizagem formal com espaços educativos informais, que visem o desenvolvimento da agroecologia;
  • Substanciar interdisciplinarmente sua formação continuada e do meio onde está baseando-a em leituras/planificações/intervenções e avaliações processuais como um modo de viver a função educativa de si e com os outros;
  • Empreender alternativas inerentes à sociedade civil organizada e que impactem no desenvolvimento de manejos agroecológicos com base na agricultura familiar campesina;
  • Contribuir com a valorização das especificidades das populações do campo do na perspectiva emancipatória, zelando pelo papel das organizações sociais da comunidade e respeitando os espaços e tempos da vida dos sujeitos do campo;
  • Posicionar-se como sujeito capaz de refletir sobre suas atividades, capaz de reconhecer erros e de corrigir de forma ética.
  • Estabelecer diálogos permanentes com a comunidade e de reconhecer os saberes locais e de integrá-los aos conhecimentos científicos.
  • Ter posição crítica frente à realidade de forma a contribuir no processo de construção social consciente e criativamente.
  • Participar da construção de projetos políticos pedagógicos das escolas do campo, buscando integrar os conhecimentos agroecológicos.

FLEXIBILIDADE CURRICULAR E FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 

As atividades formativas fazem parte do PPC do curso e integram uma carga horária de 390 horas e estão previstas na IN/2008 – CT/AGRO, elas possibilitam que o estudante possa buscar conhecimentos em espaços diversos da academia, também abrem espaço para que outras vivências possam completar a formação profissional.

FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÃTICOS – FTP’s/INTERAÇÃO CULTURAL E HUMANÃSTICA – ICH/PROJETO DE APRENDIZAGEM – PA

A organização da estrutura curricular do curso de Agroecologia articula-se explicitamente com o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Setor Litoral da UFPR. Os
espaços curriculares de aprendizagem estão constituídos pelos seguintes eixos pedagógicos: Projetos de Aprendizagem (PA), Interações Culturais e Humanísticas
(ICH) e Fundamentos Teóricos Práticos (FTP). Cada espaço curricular insere-se em uma das três fases do currículo determinadas pelo PPP do Setor Litoral, a saber:
• Conhecer e compreender;
• Compreender e Propor;
• Propor e Agir.
Tal desenho curricular, que preconiza a organização das atividades didáticas a partir da metodologia do trabalho por projetos, permite que o educando construa o
seu aprendizado integrando diversas áreas do conhecimento afetas aos conteúdos programáticos necessários à formação do agroecólogo, o que implica na definição de um currículo flexível e, sobretudo, dinâmico.

Emec.mec.gov.br/emec/consulta

Renovacao-Portaria-1186-de-24.11.17Baixar

PPC Agroecologia 2023

PPC-Agroecologia-2023Baixar

Representação Gráfica do Perfil de Formação

Projeto Político-Pedagógico do Setor Litoral (PPP): clique aqui

Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022 – 2026: clique aqui

Plano de Autoavaliação Institucional (PAI) 2022 – 2026: clique aqui

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