TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO
Modalidade: Presencial
Regime: Semestral
Número total de vagas/ano: 35 vagas
Carga horária total: 1860 horas
Turno de funcionamento: Noturno
Prazo de integralização curricular: mínimo de 6 e máximo de 9 semestres
APRESENTAÇÃO
O Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da UFPR Litoral tem como diferencial sua relação com a sociedade local e regional, sua fundamentação teórico prática (FTP), que promove o diálogo com a realidade procurando auxiliar no desenvolvimento econômico e sociocultural. Constituem -se ainda de espaços curriculares inovadores como o das Interações Culturais e Humanísticas e o dos Projetos de Aprendizagem. Fazem parte dos FTP, os conteúdos de hospitalidade, transportes, agenciamento, meios de hospedagem, marketing turístico, eventos, economia, meio ambiente, fundamentos do turismo, história e cultura, entre outros.
Projeto Politico Pedagógico – PPC 2023
Projeto Político Pedagógico do Curso – PPC (turmas 2015 a 2022)
PPC antigo (turmas 2013 e anteriores)
O PROFISSIONAL
O Tecnólogo em Gestão de Turismo está apto a trabalhar no planejamento e desenvolvimento das atividades turísticas nos setores público e privado. Atua no âmbito do planejamento turístico e das políticas públicas; do agenciamento de viagens (emissivas, receptivas e operadores de turismo); das empresas de transportes; das consultorias voltadas para o gerenciamento; da comercialização e da promoção dos serviços relativos ao setor. Constituem- se em aspectos relevantes desse profissional a identificação dos potenciais turísticos receptivos, considerando a diversidade cultural e os aspectos socioambientais para o desenvolvimento local e regional, assim como a consolidação de produtos turísticos frente às novas tecnologias.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
O Tecnólogo em Gestão de Turismo trabalha em atividades e operações de gestão relacionadas ao conforto, bem-estar e qualidade dos serviços e produtos turísticos. A profissão pode ser exercida em agências de viagens e turismo, hotéis, empresas de transportes (aéreo, rodoviário, ferroviário, aquaviário), eventos, entretenimento, gastronomia, etc. O profissional também pode atuar como integrante de equipes administrativas, em secretarias de turismo, conventions & visitors bureaux, ONG’s, governanças do setor, entre outros.