APRESENTAÇÃO
O Bacharelado em Ciências Ambientais da UFPR parte da experiência de treze anos do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, apresentando um currículo inovador, que oferece percursos formativos diferenciados a partir do Projeto de Aprendizagem do(a) estudante. O título obtido é o de Bacharel em Ciências Ambientais, com a opção de Formação Livre, no qual o estudante tem uma carga horária de módulos optativos de livre escolha; e mais cinco possibilidades de Formação Complementar Certificada: a) Gestão Ambiental, b) Projetos Socioambientais, c) Ecologia e Análise Ambiental, d) Gestão Pública ou e) Gestão Territorial.
OBJETIVOS DO CURSO
– Romper com a predominante dicotomia entre as grandes áreas de conhecimento das Ciências Naturais, como Biologia, Ecologia, Geologia, Geomorfologia, dentre outras; e das Ciências Humanas, como Sociologia, Antropologia, Demografia, Economia, Urbanismo e História. Com isso, trabalhar questões ambientais contemporâneas de maneira transdisciplinar, buscando a superação das visões fragmentadas, com perspectivas e soluções que acabam por se mostrar simplistas e ineficazes, acarretando significativos danos para a sociedade e para a natureza, impedindo a real transformação de nossas práticas.
-Desenvolver aptidões técnicas, como por exemplo, a leitura e a interpretação cartográficas, de imagens de satélites, de gráficos de análise de solo, de água, de ar, de índices de diversidade biológica, de indicadores sociais e econômicos etc., sem, contudo, dissociar das dinâmicas naturais, sociais e culturais presentes, avançando, portanto, para além das técnicas e recursos inerentes à lógica capitalista predominante. O curso de Ciências Ambientais não pretende prender-se a tendências emergentes de mercado, ao utilitarismo e à exploração indiscriminada dos bens naturais e, portanto, está fundamentado em valores éticos de humanização e cidadania, bem-estar humano e ecológico, respeito e reconhecimento às diferenças e identidades, reciprocidade e complementaridade cultural.
– Contribuir para o desenvolvimento territorial sustentável do Litoral do Paraná e Vale do Ribeira por meio da geração e divulgação de conhecimentos acerca de seus territórios. A inserção do curso em uma matriz de grande diversidade ecossistêmica e cultural favorece a formação de Cientistas Ambientais com visão/reflexão/ação interdisciplinar, cidadã e ética, em consonância com o predito pelo Projeto Político Pedagógico do Setor Litoral.
PERFIL DO EGRESSO
O currículo visualiza um profissional capaz de gerar e aplicar conhecimentos sobre as relações entre os seres humanos e destes com a natureza. Este profissional promoverá nova racionalidade ambiental, atuando junto a indivíduos, equipes, comunidades e instituições com vistas a evitar e atenuar os crônicos problemas ambientais.
O egresso do curso destaca-se no campo profissional e em todos os espaços em que sejam necessárias ações ambientais, sejam organizações públicas, privadas ou do Terceiro Setor. O Cientista Ambiental poderá atuar na concepção de projetos de sustentabilidade social, ambiental e econômica, assim como atuar em diagnósticos, análises, planejamentos, implementação e avaliação de políticas públicas ambientais.
O currículo foi planejado de modo a desenvolver competências e habilidades necessárias para atender aos projetos de lei que regulamentam o exercício profissional conforme segue:
• Gestor(a) Ambiental, conforme regulamentação profissional no Conselho Federal de Administração e CRAs – Projeto de Lei n° 2.664/2011.
• Gestor(a) Ambiental, Analista em Química Ambiental e Monitoramento Ambiental no Conselho Federal de Química e CRQs – já regulamentado.
• Ecólogo(a) – Projeto de Lei de regulamentação profissional n° 105/2013.
• Atividades de consultoria ambiental, de forma autônoma ou em organizações não governamentais e empresas públicas e privadas.
• Analista Ambiental/Gestor(a) Ambiental em órgãos públicos ambientais das esferas federal, estadual e municipal.
• Professor(a) /pesquisador(a), na área de Ciências Ambientais, em diversos cursos do sistema público e privado de Ensino Superior.
• Docente em programas de Educação Ambiental e disciplinas correlatas no ensino médio e na educação não formal.
FLEXIBILIDADE CURRICULAR E FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
Como estratégia curricular para enfrentar as rápidas mudanças no cenário das profissões da área ambiental neste início de milênio, bem como o franco processo de desregulamentação profissional e terceirização no Brasil, apresentamos nossa versão para uma inovação significativa em termos de flexibilização curricular, já em prática em várias IES brasileiras: a oferta de diferentes itinerários formativos que podem ser trilhados pelo estudante, conforme seu Projeto de Aprendizagem (PA) e projeto de vida, buscando conceitos, atitudes e habilidades profissionais adequadas à construção de seu perfil profissional. Esses itinerários, que podem incluir desde a escolha de módulos optativos em outros cursos até a realização de estágio não obrigatório, com a supervisão de um docente/mediador, podem fornecer uma Certificação Complementar, como forma de favorecer a inserção profissional do
egresso.
FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS
O curso de Bacharelado em Ciências Ambientais pressupõe uma nova abordagem no tratamento da relação do ser humano entre si e dele com a natureza, tendo como cenário a crise dos sistemas de produção e os limites dos bens comuns naturais. O curso fornece uma clara percepção da relação entre as bases dos sistemas de produção da humanidade e as bases de funcionamento do planeta, a partir da sua essência de interação entre as Ciências Naturais (como Ecologia, Geologia, Química e a Biologia) e as Ciências Humanas e Sociais (Sociologia, Antropologia, Economia, Política, Direito, Filosofia, Geografia). Desse conjunto derivam os vértices para a compreensão da amplitude de atuação do Cientista Ambiental, e os conhecimentos, habilidades e atitudes, que subsidiam a tomada de decisões e sua inserção profissional desde o âmbito da Gestão Ambiental (GA) e dos estudos ambientais, até a concepção e implementação de projetos com alternativas sustentáveis aos problemas diagnosticados.
AULAS DE CAMPO
O curso é fortemente inserido e influenciado por uma matriz socioambiental diversa e singular como é o Litoral do Paraná, onde se destacam as maiores áreas remanescentes de Mata Atlântica contínua do país, Unidades de Conservação e áreas de interesse internacional para Conservação da Natureza, bem como uma grande diversidade socioambiental em comunidades rurais e urbanas. Ao mesmo tempo, as cidades litorâneas experimentam um rápido crescimento, motivado pelo complexo portuário de Paranaguá e pelas atividades de turismo balneáreo, ocasionando todo tipo de conflito socioambiental, acentuando a demanda por ações de pesquisa, inovação e gestão ambiental. Neste cenário, a formação acadêmica interage com a realidade socioambiental de forma abrangente, através de inúmeros estudos de caso e aulas de campo.