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Projeto Pedagógico do Curso


O currículo foi concebido como um sistema articulado de saberes, organizado sob a forma decomponentes curriculares obrigatórios (Núcleo de Formação Básica) e optativos (Núcleo de Formação Livre e Núcleo de Formação Complementar), de modo a favorecer ao estudante a construção de diferentes trajetórias formativas dentro de um mesmo período de tempo para integralização curricular (3.000 horas, cursadas em um mínimo de 8 semestres e um máximo de 12 semestres).


Núcleo de Formação Básica (NFB):

é constituído por módulos integrados, conforme diretrizes do Projeto Pedagógico da UFPR Litoral, organizados segundo duas bases de conhecimentos. A primeira é formada por conhecimentos característicos do campo profissional, os quais imprimem visibilidade ao exercício da profissão (módulos aplicados). Ou seja, representa os saberes fundamentais voltados ao perfil profissional e objetivos do curso. A segunda integra saberes de outros campos correlatos, que sustentam esse saber aplicado. Esses módulos surgem a partir das três grandes áreas que são eixos estruturadores do curso: (1) Ecologia, (2) Território e (3) Sociedade, Cultura e Ambiente. Constituem o  currículo básico obrigatório do curso os FTPs, ICHs e PAs, totalizando 2.400 horas, ofertadas preferencialmente no turno da manhã.

FASES

Sem.

FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS  (1440 h)

ICH  (480h)

PA  (480h)

Conhecer

e

compreender

Historia Ambiental

Ecologia da Paisagem

Gênese e Transfor-mação Territorial

ICH I

PA  I

Biogeografia

Química e Microbiologia

Sociedade, Cultura e Ambiente

ICH II PA II

Compreender

e Propor

Autoecologia

Biogeoquímica

Bens Comuns e Patrimônio Ambiental

ICH III PA III

Demoecologia

Sist. Informações Geográficas

Ambiente e Território Urbano

ICH IV PA IV

Sinecologia

Planejamento Territorial

Economia Ecológica

ICH V PA V

Propor

e agir

Biologia da Conservação

Gestão Ambiental

Organizações e Tecnologias Sociais

ICH VI PA VI TCC I

Aval.  Impactos ambientais

Análise integrada Bacias Hidrográficas

Ecologia Política e Justiça Ambiental

ICH   VII

PA VII TCC II

Manejo Áreas protegidas

Projetos de Análise e Monitoramento Amb

Ecodesenvolvimento e Território

ICH VIII

PA VIII TCC III

 MATRIZ DE OPTATIVAS:

A matriz de optativas serve às formações livres e às formações complementares, sendo que a seleção de no mínimo 180 horas de optativas dentre as opções (e até 360h), com coerência pedagógica e orientada pelo desejo de um itinerário formativo do estudante, guiado por seu Projeto de Aprendizagem e TCC, conduz a uma Certificação Complementar (vide Metodologia).

FTPs optativos do Curso de Bacharelado em Ciências Ambientais
SLCA01 – ALTERNATIVIDADES EM ECOSSOCIOECONOMIA (60h)
SLCA02 – AMBIENTE MARINHO E ZONA COSTEIRA (60h)
SLCA03 – ANÁLISE AMBIENTAL DO TURISMO (60h)
SLCA04 – BIOLOGIA EVOLUTIVA (30h)
SLCA05 – BIOPROSPECÇÃO DE PRODUTOS NATURAIS (60h)
SLCA06 – DIREITO AMBIENTAL (30h)
SLCA07 – DIREITOS HUMANOS, POVOS E COLETIVIDADES TRADICIONAIS (30h)
SLCA08 – ECOLOGIA COMPORTAMENTAL (30h)
SLCA09 – ECOLOGIA DE CAMPO (90h)
SLCA10 – ECOLOGIA PROFUNDA (30h)
SLCA11 – ECOLOGIA VEGETAL (60h)
SLCA12 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL (60h)
SLCA13 – ETNOECOLOGIA (30h)
SLCA14 – MASTOZOOLOGIA (60h)
SLCA15 – MICROBIOLOGIA E ECOLOGIA MOLECULAR (60h)
SLCA16 – ORNITOLOGIA (30h)
SLCA17 – QUÍMICA E MICROBIOLOGIA AMBIENTAL ANALÍTICA E INSTRUMENTAL (60h)
SLCA18 – RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS (60h)
SLCA19 – SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS (60h)
SLCA20 – TURISMO EM ÁREAS PROTEGIDAS (30h)
SL85 – INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS – (30h)


NÚCLEO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR CERTIFICADA (FCC)

Considerando a relação supracitada de opções de fundamentos teórico-práticos que podem ser cursadas pelos estudantes no contra turno dos componentes curriculares obrigatórios, há numerosas opções de módulos de um mesmo curso ou de cursos diferentes, que combinados conduzirão a uma formação complementar. A certificação da formação complementar será concedida a(o) estudante que cursar e for aprovada(o) em pelo menos 180 horas de fundamentos teórico-práticos (e até 360h) selecionados entre as optativas apresentadas, com coerência pedagógica com o tema do Projeto de Aprendizagem e com uma das Formações Complementares aqui propostas, quais sejam:

1 – Gestão Ambiental
2 – Projetos Socioambientais
3 – Ecologia e Análise Ambiental
4 – Gestão Pública
5 – Gestão Territorial

Os fios condutores dessa formação (e das escolhas) devem ser o Projeto de Aprendizagem (PA) e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A proposta de obtenção de um Certificado de Formação Complementar parte de proposição do aluno, sob orientação de um(a) docente/mediador(a), preferencialmente a partir do 5º período do curso até o 7º período, condicionada à análise e aprovação da Câmara do curso. A Câmara do curso avaliará a proposta com base na sua coerência pedagógica e na verificação da oferta de vagas nos módulos pretendidos, bem como na periodização do estudante e no cronograma e turno de oferta dos módulos, de modo a não aumentar o tempo de integralização curricular (retenção). Ainda nesse sentido, durante o curso o estudante deverá optar por apenas uma formação complementar.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por finalidade oportunizar ao aluno do Curso de Ciências Ambientais a integração e sistematização de conteúdose experiências desenvolvidos e apropriados ao longo da periodização curricular, a partir de fundamentação teórica e metodológica orientada pelos docentes do curso. A carga horária será de 180 horas e a oferta está prevista para o sexto (TCC I), sétimo (TCC II) e o oitavo períodos (TCC III), correspondendo respectivamente ao PA VI, PA VII e PA VIII. O Regulamento do TCC consta no Anexo II deste PPC, pelo qual são estabelecidas as normas para orientação e elaboração do trabalho, bem como para apresentação, defesa e avaliação.


Acesse o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências Ambientais

PPC Implantação_Ciências Ambientais

Portaria nº259-PROGRAD

Resolução nº 31/18 CEPE


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