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Apresentação Geral

Informações sobre a Licenciatura em Educação Física

Modalidade: Presencial
Regime: 
Semestral
Número total de vagas/ano: 
35 vagas
Carga horária total:
 3300 horas
Turno de funcionamento:
 Noturno
Prazo de integralização curricular: 
mínimo de 08 e máximo de 12 semestres.

HISTÓRICO

O curso de Licenciatura em Educação Física, iniciou suas atividades em 2015 e graduou até 2025 – 92 discente. O curso propõe uma formação com interlocução progressiva com práticas pedagógicas e profissionais situadas fora do contexto escolar, especialmente em torno das áreas da Gestão e do Meio Ambiente, em suas interfaces com a Educação Física, o esporte e o lazer. Os/as estudantes são desafiados/as a reconhecer e interagir com demandas emergentes da atuação profissional e pedagógica tanto no contexto local como nacional.

OBJETIVO GERAL

Formar licenciados e licenciadas em Educação Física que se identifiquem com os princípios da Educação Básica e com as atribuições político-pedagógicas desta disciplina na escola, bem como fora dela, sensíveis e competentes também para análise crítico-reflexiva da realidade social, suas demandas e de seu papel social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Propiciar uma formação articulada com as atribuições da Educação Física na Educação Básica;
  • Formar licenciados e licenciadas com habilidades pedagógicas e técnicas específicas ao ensino dos componentes curriculares da Educação Física na escola;
  • Estimular a criatividade e a prática investigativa como recursos para autoformação contínua;
  • Oferecer instrumentos teórico-metodológicos que oportunizem melhor conhecimento, análise e ação sobre a realidade, reconhecendo as complexidades do processo de ensino-aprendizagem, bem como sua expressão inter e multidisciplinar na Educação Física.

PERFIL DO EGRESSO

O/A licenciado/a em Educação Física é o/a professor/a que planeja, organiza e desenvolve atividades pedagógicas referentes às práticas corporais sistematizadas na Educação Básica em suas diferentes modalidades e em ambientes extraescolares. Dentro e fora da escola, atua como professor/a, gestor/a ou supervisor/a de equipes de trabalhos em ações, projetos e programas que tematizem as diferentes manifestações e expressões do movimento humano – tais como os esportes, jogos, brincadeiras, ginásticas, lutas, expressões rítmicas e danças – considerando sempre os contextos e características dos sujeitos envolvidos.

Em sua intervenção como educador/a é orientado para a construção de uma sociedade plural e democrática e para o desenvolvimento sociocultural da região na qual está inserido/a, prima pela atuação ética e socialmente responsável, bem como pela formação reflexiva, crítica e autônoma dos seus/suas educandos/as. Como resultado do processo de formação em Licenciatura em Educação Física, no qual o/a graduando/a é sujeito ativo e participativo, espera-se formar profissionais cujas competências são:

  • Pautar-se na ética, na solidariedade e nos princípios democráticos como ser humano, cidadão/ã e profissional;
  • Comprometer-se com a preservação do meio ambiente, com a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida;
  • Aprender de forma autônoma e independente, sabendo acompanhar as transformações acadêmico-científicas pertinentes ao campo de atuação, mantendo-se apto à contínua atualização acadêmico-profissional e à produção e divulgação de novos conhecimentos, tecnologias e serviços;
  • Dominar conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências e áreas afins adequados ao desempenho técnico-profissional;
  • Criar, planejar, gerir, mediar e avaliar ações, projetos e programas referentes às práticas corporais sistematizadas e diferentes manifestações e expressões do movimento humano, considerando as capacidades e os limites dos sujeitos envolvidos, as características socioculturais locais e o contexto que os envolve;
  • Conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico-profissional na Educação Física escolar.

DIPLOMA CONCEDIDO:

– Diploma de Graduado/a em Educação Física – Licenciatura

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Dentro e fora da escola, atua como professor/a, gestor/a ou supervisor/a de equipes de trabalhos em ações, projetos e programas que tematizem as diferentes manifestações e expressões do movimento humano – tais como os esportes, jogos, brincadeiras, ginásticas, lutas, expressões rítmicas e danças – considerando sempre os contextos e características dos sujeitos envolvidos.

PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO (PPCs)

O curso tem atualmente três PPCs (2015, 2018 e 2023), os quais podem ser acessados por meio do link abaixo:
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PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UFPR

Plano de Desenvolvimento Institucional (2022-2026)

Página atualizada em: 22 de agosto de 2025.

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