Projeto Licenciar – Práticas Corporais Alternativas

OFICINA DE YOGA PARA CRIANÇAS

Nesta 5a feira, dia 10 de junho, às 15h, a Profa Letícia dos Santos Marques ministrou uma oficina sobre Yoga para Crianças e Adolescentes para as integrantes do grupo Licenciar, pela Plataforma Jitsi.

Ela compartilhou sua experiência na prática da Yoga, especificando sobre a metodologia utilizada nas atividades com crianças e adolescentes. Com as crianças, ela parte da narratividade, contando histórias para estimulação simbólica, o que posteriormente se concretiza em movimentos e exercícios de respiração e meditação. Com os adolescentes, ela também utiliza algumas ferramentas que criam desafios peculiares.

Considerando que cada criança aprende de uma forma diferente, a professora Letícia destaca a importância de se adotar uma linguagem simples na comunicação com os grupos, principalmente quando se trata de aulas on-line. Os componentes lúdicos também são imprescindíveis nas sequencias didáticas. Assim, de maneira positiva, as crianças aprendem brincando.

Letícia dos Santos Marques é licenciada em Linguagem e Comunicação, pela UFPR Litoral, tem formação em Yoga, pelo Espaço Anirvana, é professora no Colégio Estadual Povoado São Miguel e realiza suas atividades de Yoga no Espaço Girassol, em Paranaguá.

Mais informações:

OFICINA DE ARTES MARCIAIS CHINESAS E SAÚDE

Nesta 5a feira, dia 24/6, às 10h30, o Prof. Judson Lima ministrou uma oficina sobre Artes Marciais Chinesas e Saúde, para o grupo de bolsistas/voluntárias, enfatizando práticas como o Tai Chi Chuan, o Kung Fu e o Chi Kung.

A abordagem da oficina partiu de uma reflexão sobre aspectos da cultura marcial chinesa, distinguindo concepções de cada uma das praticas e os respectivos rumos de suas esportivizações. A constituição da energia pela alimentação e pela respiração também foi uma questão evidenciada.

Sobre o Tai Chi Chuan, o Prof. Judson Lima caracterizou a rotina de movimentos, e sobre o Chi Kung mencionou as oito peças do brocado. Estabeleceu relações também com a literatura e o cinema, e o tratamento das temáticas em diferentes perspectivas.

As Oito Peças do Brocado

FORMAÇÃO EM YOGA COM Profa. MALU MEDEIROS

O grupo do Projeto Licenciar Praticas Corporais Alternativas na Escola – desafios para o ensino remoto teve o prazer de iniciar uma série de encontros/oficinas de formação em Yoga com a Profa. Malu Medeiros (Porto Alegre/RS), nesta 5a feira, dia 08 de julho, às 10h30.

A Profa. Malu Medeiros abordou vários temas que envolvem as diferentes concepções de Yoga e suas práticas. Destacou as questões relativas às similitudes com os movimentos dos animais, falou sobre a necessidade de escuta do corpo, da busca por um corpo sutil e da importância do sistema endócrino e dos pontos Chakras. Entendendo estes últimos como os centros de energia conectados ao longo da coluna vertebral, que servem para absorver a energia vital, distribuindo-a ao corpo, à mente e ao espírito, para então liberá-la para o meio externo.

Malu Medeiros enfatizou bastante os aspectos relacionados à experiência humana, nessa sociedade doente em que nos encontramos. Dentro deste contexto, a Yoga não consiste exatamente em atividade física, nem em religião. Deve-se levar em conta que há um todo, dentro do qual se expressam de maneira simultânea a consciência, o intelecto, a mente, o sistema sensorial e, por fim, a constituição física.

Ao final, foi realizada uma prática, destacando-se os exercícios de respiração e algumas posturas, as ásanas.

O Grupo Licenciar desde já agradece à disponibilidade da Profa. Malu Medeiros. Semana que vem entraremos nos fundamentos da meditação.

Grupo Práticas Corporais Alternativas na Escola apresenta trabalho na 12a SIEPE

O grupo do Projeto Licenciar – Práticas Corporais Alternativas na Escola – desafios para o ensino remoto, formado pelas acadêmicas Jacqueline MoraisKerollen Policarpo, Luciane Aguiar, Thaynná Crystynny dos Santos, coordenado pelo Prof. Fábio Messa, apresentou, na manhã do dia 24 de novembro, o trabalho na mesa Educação 27, EAF, da 12a SIEPE 2021.