Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

CURSO DE GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA (GDE)
E-mail: ufprgde@gmail.com
Fone: Secretaria EaD UFPR Litoral: 3511-8303

Novas publicações (2015)
Livro – Diversidade, inclusão e saúde: perspectivas interdisciplinares de ação
Livro – Gênero e Diversidade: a questão de gênero e suas múltiplas expressões
Livro – Violência, gênero & diversidade: desafios para a educação e o desenvolvimento

Livro (PDF): Diversidade e Educação

Apostila do curso (PDF)
Didática Zine (PDF)
Catálogo de materiais didáticos

EAD – Gênero e diversidade (livros)

1. APRESENTAÇÃO E HISTÓRICO
O curso de GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA é fruto da necessidade de qualificação de profissionais para atender as especificidades em relação às questões de gênero, bem como seus desdobramentos e demandas para a educação, sendo essencial o ajuste dos conteúdos e práticas pedagógicas às particularidades locais. Este curso pretende instrumentalizar os profissionais através da sensibilização, problematização e discussão de temas que fazem parte da realidade de nossa sociedade, ligados à temática em tela. Entre os temas, se destacam: relações de gênero, diversidade sexual, orientação sexual, diferentes manifestações de violência de gênero, bem como a articulação de gênero com questões étnico-raciais e seus reflexos no campo educacional. A abordagem de tais assuntos é deveras importante para a construção de uma sociedade pautada na equidade e na minimização das dicotomias entre os gêneros, na diminuição dos preconceitos, do sexismo, da homofobia, da lesbofobia, da transfobia, da bifobia, bem como de todas as outras manifestações de violências de gênero.

Há um consenso em reconhecer que as relações de gênero atualmente são pautadas em um modelo assimétrico e desigual de relações de poder, que culminam na existência de uma sociedade heteronormativa e que segue uma cultura arraigada no patriarcado. Diversos estudos também têm evidenciado essas questões (Scott, 1986; Butler, 2003; Saffioti, 2005), bem como suas repercussões negativas tanto para as mulheres, quanto para homossexuais, travestis, transexuais, intersexuais, entre outros. Entre as principais consequências desse contexto, se destacam a exclusão, o preconceito e a violência praticados contra esses grupos populacionais, por serem divergentes dos ideários machistas e heterocompulsórios (Abramovay, 2004; Schraiber et al. 2005; Vieira, 1996).

Assim, a sensibilização de todas as pessoas para as questões de gênero, bem como de suas implicações para a sociedade se faz extremamente necessária. Essa pode ser uma das maneiras de reduzir as diferentes formas de violência que atingem diuturnamente mulheres, homossexuais, transexuais, travestis e intersexuais. E a modalidade de sensibilização para o tema que talvez possa atingir o maior número de pessoas é por meio da qualificação de educadores, que poderão atuar como multiplicadores em suas respectivas escolas, contribuindo para a formação de uma sociedade pautada na igualdade e na paz (Auad, 2006).

Nesse sentido, a Universidade Federal do Paraná, por meio de um grupo de professores do Setor Litoral (REGEDI – Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gênero e Diversidade), em parceria com um grupo de professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizou durante o ano de 2007 um curso de sensibilização para a comunidade escolar (professores, funcionários das escolas, diretores) da rede pública municipal de Matinhos. O projeto denominado “Refletindo Gênero na Escola: a importância de repensar conceitos e preconceitos” contou com o apoio da SECAD/MEC, por meio do Edital Brasil Sem Homofobia, e foi capaz de qualificar 150 profissionais das escolas públicas de Matinhos (PR), com um curso presencial de cerca de 50 horas. Os resultados foram bastante positivos, entretanto houve uma demanda gerada pela comunidade escolar, para oferta de mais turmas e um número maior de vagas, uma vez que não foram contemplados todos os funcionários da rede municipal, tampouco os professores e funcionários da rede estadual de ensino. Houve também um grande interesse por parte dos participantes em aprofundar os temas abordados naquela sensibilização, num curso que contasse com uma carga horária maior e também maior nível de aprofundamento nos temas discutidos. Em 2013 uma nova turma foi aberta, na modalidade Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola (200 horas, EaD – Educação a Distância), sendo que o número de inscrições superou o quantitativo de vagas ofertadas (250 vagas). O curso em nível de Aperfeiçoamento finalizou em maio de 2014. Além da região litorânea, houve demanda de vários candidatos provenientes de outros Estados e do interior do Paraná, portanto percebe-se uma demanda tanto para novas vagas, quanto de aprofundamento na temática.

Dessa maneira, a próxima oferta será para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA (360 horas – EaD), que permitirá a partir de 2014/2 não somente dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos previamente pela equipe, como também fomentar a missão do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná, que é contribuir para o desenvolvimento regional. O curso terá como polos municípios de regiões distintas, viabilizando a participação de estudantes de diferentes regiões, que já manifestaram interesse na colaboração conjunta da proposta.

Ademais, para além do foco regional, a educação à distância permite e fomenta a expansão dos horizontes de atuação da universidade. Nesse sentido, além do compromisso com a região onde está alicerçada, por meio deste projeto, propomos atividades em outros municípios do interior do Paraná e Estados vizinhos, que nos trouxeram a referida demanda. Temos um diálogo constante, estabelecido desde 2010, com a Coordenadoria de Diversidade da Secretaria Estadual de Educação e também, desde 2007 com os movimentos sociais da área no Estado do Paraná. Este projeto é fruto deste diálogo e ressaltamos que desse modo, distintas regiões geográficas podem ser contempladas nesta estratégia.

2. OBJETIVOS
O curso de GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA apresenta como objetivo principal a qualificação de profissionais que atuam no âmbito educacional para questões relativas ao gênero e diversidade sexual, com foco em sua interface no ambiente escolar. Busca-se construir, junto a profissionais da rede pública de Educação Básica – em especial gestores/as, conhecimentos sobre raça, etnia, gênero e sexualidade, em sua relação com o currículo, a prática pedagógica e a gestão educacional, instrumentalizando estes profissionais e suas escolas para o enfrentamento da violência sexista, racista e homofóbica e para a promoção do respeito e valorização da diversidade étnico-racial, de orientação sexual e de identidade de gênero. O curso pretende prover formação teórica e prática sobre aspectos relativos ao gênero e diversidade sexual por meio da formação continuada para um conjunto de profissionais da educação que atuam nos sistemas públicos e nas escolas. Um outro objetivo consiste em ampliar o acesso às tecnologias educacionais no campo de atuação, por intermédio da EaD – Educação a Distância. Os objetivos específicos que o curso envolve são a sensibilização para a temática, o diagnóstico e a discussão da conjuntura de gênero na respectiva região, aspectos teóricos e práticos referentes ao enfrentamento das iniquidades de gênero e elaboração de projeto de conclusão de curso com interface na temática.

3. PÚBLICO ALVO
O curso de formação continuada “ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA” foi estruturado com a finalidade de atender as necessidades de Professores, Diretores de escolas, Gestores educacionais, Coordenadores pedagógicos e outros profissionais da educação em exercício nos sistemas públicos estaduais ou municipais de educação.

4. EMENTA
O curso Gênero e Diversidade na Escola aborda as questões de gênero, raça/etnia e sexualidade, com foco na reflexão sobre o currículo e a prática pedagógica, no reconhecimento das diferenças e na valorização da diversidade. Destaca o respeito à diversidade étnico-racial, sexual e de gênero, o enfrentamento ao preconceito, à discriminação e à violência relacionada ao racismo, ao sexismo e à homofobia. O curso fornece elementos para auxiliar na transformação das práticas de ensino, no que diz respeito à desconstrução da discriminação e na superação do ciclo de sua reprodução pela/na escola.

5. DESENVOLVIMENTO
Metodologia O estudo na modalidade de Educação a Distância (EaD) se fundamenta na capacidade que tem o/a estudante de organizar-se com autonomia diante das necessidades do processo de apropriação e domínio dos conteúdos, direcionados por sua motivação, interesse pessoal e profissional, isto é, embasado nos pressupostos da Pedagogia Diferenciada.  As características do curso de GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA, que são explicitadas aos alunos no início do Curso, são as seguintes:
O conteúdo do Curso é estruturado em módulos, constituídos de textos e atividades especialmente elaborados por professores autores/conteudistas integrantes da equipe, com qualificação e experiência em EaD, os quais são disponibilizados em formato hipertextual e hipermidiático, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
O primeiro módulo será acessado mediante senha, logo após a matrícula do aluno e assim sucessivamente em relação aos demais, a partir do estudo do conteúdo e da entrega das atividades de avaliação de cada módulo.
O processo de aprendizagem via on-line será complementado e ampliado mediante leituras indicadas na bibliografia complementar recomendada.
O curso tem apoio tutorial mediante comunicação on-line no AVA, por correio eletrônico e postal, telefone e fax; Também são disponibilizados tutores presenciais para atuação no polo.
Em cada módulo são propostos diversos tipos de atividades:
Os/As estudantes desenvolvem seus estudos e atividades de avaliação que são postadas na plataforma moodle ao longo do curso.
Também deverão participar dos chats agendados e fóruns de discussão segundo a sua disponibilidade de horário e de todos os fóruns propostos.
Os estudantes deverão participar de pesquisa avaliativa, no início, durante e ao término do curso.
São previstos, para além dos encontros com os tutores, no mínimo, os seguintes encontros presenciais com presença dos professores:
1) Aula inaugural com apresentação do curso e da plataforma virtual de aprendizagem, bem como introdução à temática;
2) Encontro presencial intermediário para aprofundamento na temática e articulação dos temas trabalhados com a proposta de trabalho de conclusão de curso;
3) Encontro presencial final para apresentação dos projetos de TCC desenvolvidos ao longo do curso em suas escolas e avaliação final do curso.

5.1 Estrutura Curricular  O curso pretende trabalhar com profissionais que atuam em diferentes segmentos da área da educação, apresentando carga-horária total de 360 horas. Para receber a certificação, o cursista deve ser aprovado em todos os módulos com nota igual ou superior a 70 e ter frequência mínima de 75%.

Reprovação: O(a) cursista que não alcançar nota igual ou superior a 70 (setenta) em algum módulo, poderá apresentar um trabalho extra (a ser organizado pelo docente da disciplina juntamente com o respectivo tutor), para reavaliação. Em caso contrário, o(a) aluno(a) estará reprovado(a) na disciplina e será desligado do curso, não recebendo certificação.

Critérios para obtenção de Certificados:
Aprovação nos módulos, tendo cursado no mínimo 75% do curso;

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): O(A) estudante deverá ao final do curso obrigatoriamente produzir um TCC que agregue os aspectos ensino-pesquisa-extensão sobre a temática, com foco em sua comunidade escolar. O TCC poderá ser realizado individualmente, ou em grupos e deverá ser apresentado presencialmente ao final do curso, em mostra de TCCs, como exigência para a obtenção do certificado de Especialista em Gênero e Diversidade na Escola, modalidade em Educação a Distância. Tal trabalho deverá ser orientado por um professor, sendo avaliado por uma banca composta por professores e tutores. A nota desta avaliação deve ser igual ou superior a 70 (setenta). Caso o(a) cursista não obtenha esta nota, ou simplesmente não conclua o TCC, não concluirá o curso em nível de Especialização. Se obtiver aprovação em todos os outros módulos, exceto TCC, receberá somente um certificado de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola (330 horas).

6. CERTIFICAÇÃO
O certificado de Especialista em Gênero e Diversidade na Escola (360 horas) será oferecido pela UFPR aos estudantes que concluírem o curso, tendo aprovação em todos os módulos e frequência de no mínimo 75%. Aos que não concluírem o TCC, mas concluírem com frequência e aprovação todos os outros módulos será oferecido o certificado de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola (330h).

7. EQUIPE PEDAGÓGICA/CORPO DOCENTE
Prof. Dr. Marcos Claudio Signorelli (Coordenador do Curso) – Doutor em Saúde Coletiva (UFPR Litoral)
Prof. Dr. Jamil Cabral Sierra (Vice-Coordenador do Curso/Professor Pesquisador) – Doutor em Educação (UFPR Litoral)
Prof. Me. Clóvis Wanzinack (Supervisor de Curso) – Mestre em Desenvolvimento Regional (UFPR Litoral)
Prof. Dr. Daniel Canavese de Oliveira (Professor Formador) – Doutor em Ciências (UFPR Litoral)
Profa. Me. Ana Christina Duarte Pires (Professora Pesquisadora/Coordenadora do Núcleo de EaD UFPR Litoral) – Mestre em Agronomia (Professor Pesquisador)
O curso conta ainda com a participação de diversos/as outros/as docentes que atuam como convidados/as, tanto nos encontros presenciais, quanto nos conteúdos desenvolvidos on line e na elaboração do material didático.

8. TUTORES
O curso conta com tutores/as que fazem a mediação do conhecimento com os/as cursistas. Os/As tutores/as são selecionados de acordo com sua formação e experiência na área, conforme editais específicos e com quantitativo proporcional ao número de vagas ofertadas, incluindo tutores à distância e tutores presenciais. O número de alunos por tutor é 25.

10. REFERÊNCIAS
ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; DA SILVA, L. B. Juventudes e sexualidade. Brasília: UNESCO Brasil, 2004.
ALVES, J. R. M. A Educação a Distância no Brasil: síntese histórica e perspectivas. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, 1999.
ARAÚJO, U. F. Temas transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna, 2003.
AUAD, D. Feminismo: Que história é essa? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
AUAD, D. Educar Meninas e Meninos: relações de gênero na escola. São Paulo: Contexto, 2006.
BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005.
BONDIA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 2002; 19:20-28.
BRASIL SEM HOMOFOBIA: Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLBT e Promoção da Cidadania Homossexual.  Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2006.
BUTLER, J. Problemas de gênero. feminismo e subversão da identidade. Civilização Brasileira, 2003.
CUNHA, M. I. Sala de aula: espaço de inovações e formação docente. In: Enricone D, Grillo M. (Org.) Educação Superior: vivências e visão de futuro. Porto Alegre: Edipucrs, 2005.
DEBERT, G. G.; GREGORI, M. F. Violência e gênero: novas propostas, velhos dilemas. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 23, n. 66, p. 165-185, fev. 2008.
LAQUEUR, T. Making sex: body and gender from the greeks to Freud. Cambridge, MA: Harvard UP, 1992.
LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MOORE, H. L. Fantasias de poder e fantasias de identidade: gênero, raça e violência. Corporificando gênero. Cadernos PAGU, 2000.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad: Jacobina E. 4ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
NICHOLSON, L. Interpretando o gênero. Revista Estudos Feministas, v. 8, n. 2, p. 9-41, 2000.
PEDRO, J. M. Traduzindo o debate: o uso da categoria gênero na pesquisa histórica. História. São Paulo, v. 24, n. 1, p. 77-98, 2005.
SAFFIOTI, H. I. B. Gênero e patriarcado: a necessidade da violência. In: CASTILLO-MARTÍN, M. & OLIVEIRA, S. Marcadas a Ferro, violência contra mulher: uma visão multidisciplinar. Brasília: Presidência da República/Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2005.
SCOTT, J. Gender: A Useful Category of Historical Analysis. The American Historical Review, v. 91, n. 5, p. 1053-75, dec. 1986.
SCHRAIBER, Lilia Blima; D’OLIVEIRA, Ana Flávia Pires Lucas; FALCÃO, Márcia Thereza Couto; FIGUEIREDO, Wagner dos Santos. Violência dói e não é direito: a violência contra as mulheres, a saúde e os direitos humanos. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

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