DADOS GERAIS
Modalidade: Presencial
Regime: Semestral
Local de oferta: Campus Matinhos (UFPR Litoral)
Turno de funcionamento: Noturno
Número total de vagas/ano: 35
Carga horária total: 3200 horas
Prazo de integralização curricular: mínimo de 8 semestres e máximo de 12 semestres
PERFIL DO PROFISSIONAL
Quem cursa Licenciatura em Linguagem e Comunicação está habilitado ou habilitada, prioritariamente, para o exercício do magistério em língua portuguesa e respectivas literaturas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Agrega-se a isso a inserção dos estudos da Comunicação Social, objetivando trazer aos futuros e futuras profissionais a questão da influência das diversas mídias na sociedade e, consequentemente, na sala de aula da Educação Básica, bem como utilizar criticamente os mesmos elementos da cultura de massa como instrumento de trabalho.
Os egressos e as egressas também podem atuar em organizações não governamentais (ONGs), instituições de caráter sociocultural não escolares e projetos ou programas institucionais que desenvolvem ações pedagógicas. Trata-se de um profissional capaz de demonstrar coerência entre a teoria e a sua práxis pedagógica de forma interdisciplinar, não se furtando, jamais, à autocrítica e à crítica da sua formação, comprometendo-se com sua formação permanente. As egressas e os egressos têm domínio da norma culta da língua portuguesa e consciência do lugar social da variação linguística, bem como conhecimento de suas literaturas e culturas estudadas e pesquisadas. Além disso, apresentam capacidade de articulação das múltiplas linguagens inseridas em tecnologias de informação e comunicação diversas, tendo aptidão para elaboração crítica e posicionamento frente à prática do magistério.
OBJETIVOS DO CURSO
Objetivo Geral
Formar docentes cientes de sua ação educativa na sociedade, na educação formal ou não formal, ou em outros espaços sociais (tais como associações, empresas, ONGs, etc.), capazes de interferir nas questões educacionais de seu país, estado e município, oferecendo condições para que seus discentes percebam a complexidade educacional brasileira como também as questões intrínsecas de poder que a linguagem e a comunicação contêm.
Objetivos específicos
O licenciado ou a licenciada em Linguagem e Comunicação atua, principalmente, na Educação Básica, como professor ou professora de Língua Portuguesa e suas literaturas. Trata-se de um profissional formado na perspectiva intercultural, que conhece criticamente a linguagem, compreendendo-a em sua perspectiva social e cultural, preparado para atividades ligadas ao magistério de língua e de literatura, bem como compromissado político-tecnicoprofissionalmente com a produção de conhecimentos científicos, com o desenvolvimento dos contextos socioculturais locais. Nessa perspectiva, são objetivos do Curso:
confira na aba Curso, sub aba Edital, inscrição para atuar como bolsista de iniciação à docência no programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID SUBPROJETOS: “LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO E ARTES”, etc
Período de Inscrição – 05 a 13/03/2025 (12h) Edital
Visualize as informações de calendário, quadro de horários, ensalamentos, ofertas de ICH, etc na aba Matriculas 2025-1
A Coordenação do Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação da UFPR – Setor Litoral, torna público o Edital informando os(as) aprovados(as) e os(as) candidatos(as) classificados(as) para a lista de espera, para a Turma ANE 5 – 2025.
por Camila Arielle Bufato 07/05/2025 Na semana de 21 à 26 de abril de 2025, uma comitiva do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou uma visita institucional ao Instituto Geográfico Agustín Codazzi (IGAC) e à Escola de Pós-Graduação em Geografia da Universidad Pedagógica y Tecnológica de […]
Oficina de Violão oferece vagas com prioridade para estudantes de artes, arte educadores, professores da rede pública. Com financiamento pela Lei Paulo Gustavo/Secretaria Cultura Paraná, o curso tem como objetivo oferecer os fundamentos básicos da iniciação ao violão de forma prática, acessível e pensada para o contexto educacional. O conteúdo abordará aspectos técnicos (como postura, […]