O Curso de Licenciatura em Ciência da UFPR Litoral, como proposta metodológica alternativa de aprendizagem para o ensino superior, se constitui com propósitos nas ações educacionais que articulam e que possam fomentar a região na qual se instala, propondo uma experiência curricular no Paradigma Emancipatório.
Deste modo, nas proposições de planejamento educacional busca-se pela eficiência acadêmica, integrando a formação profissional, humana e cidadã na socialização do conhecimento. E nessa busca, a Universidade pública, gratuita, de qualidade e comprometida socialmente, consolida a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
A indissociabilidade, nesse caso, é a centralidade dos processos em que os licenciandos de ciências são os protagonistas de sua própria formação, construindo competências necessárias à atuação profissional e à formação humana e o exercídio da cidadania, o qual lhe permite se reconhecer como agente de garantia de direitos, deveres e transformação social.
Essa visão, formação profissional, humana e cidadã, deve ser estendida na ação da extensão a todos os envolvidos, promovendo uma alternativa de compreensão do que é “sala de aula”, que não mais se limita ao espaço físico tradicional de ensino e de aprendizagem, promovido pela universidade, mas contempla todos os espaços, compreendidos, dentro e fora das instituições de ensino, em que se apreende e se (re)constrói o processo histórico social em suas múltiplas determinações vivenciados pelos sujeitos na sua realidade.
Desta forma, essa estrutura pedagogicamente concebe a construção do conhecimento como uma totalidade articulada, decorrentes de movimentos curriculares em três fases: conhecer e compreender; compreender e propor, e propor e agir. Essas fases, articuladas aos diferentes espaços pedagógicos, dialeticamente se constituem e organizam o Curso de Licenciatura em Ciências.
Portanto, este Projeto pretende ser muito mais do que uma formalidade instituída, uma reflexão sobre a educação superior, a produção e a socialização dos conhecimentos que se realiza na universidade. Essa proposta é um exercício emancipatório, integrado à formação orgânica dos sujeitos em seus lugares, compreendidos como uma totalidade concreta, admitindo que sua constituição se dá no conjunto das relações sociais no mundo presente.
Deste modo, a proposta pedagógica contempla a curricularização da extensão nos processos de ensino e pesquisa, desde o início do curso, e essa tríptica dimensional (ensino-pesquisa-extensão), na qual as relações entre universidade e sociedade são dialógicas, buscam a transformação social, e, mais recentemente, o entendimento de que as demandas, advindas da sociedade, são tomadas como estratégicas para a consolidação de aprendizagens associadas à realidade e próxima das questões sociais vividas pela população local. Objetivo este que marca o compromisso com a realidade e com a interação entre teoria e prática, com caráter interdisciplinar e transversal, numa perspectiva que se desafia cotidianamente na articulação entre os níveis educacionais, desde o ensino fundamental até a pós-graduação.
A construção e atualização permanente da organização curricular pressupõem a universidade como lócus de construção e disseminação de conhecimento, o discente como sujeito partícipe da aprendizagem, o docente como mediador do processo e a transformação da realidade local como prioridade, pois é o elemento que se coloca e se antecipa à multiplicidade e à singularidade nos processos de atividades formativas.
Projetos de Extensão do Curso:
Projeto: Solo na Escola
Coordenador/Colaboradores: Valentim da Silva
Link: http://www.escola.agrarias.ufpr.br/
Projeto: ANE – ALTERNATIVAS PARA UMA NOVA EDUCAÇÃO
Coordenador / Colaboradores: Lenir Maristela Silva / Valdo Cavallet / Valentim da Silva