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Extensão

O Curso de Licenciatura em Ciência da UFPR Litoral, como proposta metodológica alternativa de aprendizagem para o ensino superior, se constitui com propósitos nas ações educacionais que articulam e que possam fomentar a região na qual se instala, propondo uma experiência curricular no Paradigma Emancipatório. 

Deste modo, nas proposições de planejamento educacional busca-se pela eficiência acadêmica, integrando a formação profissional, humana e cidadã na socialização do conhecimento. E nessa busca, a Universidade pública, gratuita, de qualidade e comprometida socialmente, consolida a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. 

A indissociabilidade, nesse caso, é a centralidade dos processos em que os licenciandos de ciências são os protagonistas de sua própria formação, construindo competências necessárias à atuação profissional e à formação humana e o exercídio da cidadania, o qual lhe permite se reconhecer como agente de garantia de direitos, deveres e transformação social.

Essa visão, formação profissional, humana e cidadã, deve ser estendida na ação da extensão a todos os envolvidos, promovendo uma alternativa de compreensão do que é “sala de aula”, que não mais se limita ao espaço físico tradicional de ensino e de aprendizagem, promovido pela universidade, mas contempla todos os espaços, compreendidos, dentro e fora das instituições de ensino, em que se apreende e se (re)constrói o processo histórico social em suas múltiplas determinações vivenciados pelos sujeitos na sua realidade.

Desta forma, essa estrutura pedagogicamente concebe a construção do conhecimento como uma totalidade articulada, decorrentes de movimentos curriculares em três fases: conhecer e compreender; compreender e propor, e propor e agir. Essas fases, articuladas aos diferentes espaços pedagógicos, dialeticamente se constituem e organizam o Curso de Licenciatura em Ciências. 

Portanto, este Projeto pretende ser muito mais do que uma formalidade instituída, uma reflexão sobre a educação superior, a produção e a socialização dos conhecimentos que se realiza na universidade. Essa proposta é um exercício emancipatório, integrado à formação orgânica dos sujeitos em seus lugares, compreendidos como uma totalidade concreta, admitindo que sua constituição se dá no conjunto das relações sociais no mundo presente.

Deste modo, a proposta pedagógica contempla a curricularização da extensão nos processos de ensino e pesquisa, desde o início do curso, e essa tríptica dimensional (ensino-pesquisa-extensão), na qual as relações entre universidade e sociedade são dialógicas, buscam a transformação social, e, mais recentemente, o entendimento de que as demandas, advindas da sociedade, são tomadas como estratégicas para a consolidação de aprendizagens associadas à realidade e próxima das questões sociais vividas pela população local. Objetivo este que marca o compromisso com a realidade e com a interação entre teoria e prática, com caráter interdisciplinar e transversal, numa perspectiva que se desafia cotidianamente na articulação entre os níveis educacionais, desde o ensino fundamental até a pós-graduação. 

A construção e atualização permanente da organização curricular pressupõem a universidade como lócus de construção e disseminação de conhecimento, o discente como sujeito partícipe da aprendizagem, o docente como mediador do processo e a transformação da realidade local como prioridade, pois é o elemento que se coloca e se antecipa à multiplicidade e à singularidade nos processos de atividades formativas. 

Projetos de Extensão do Curso:

Projeto: Solo na Escola

Coordenador/Colaboradores: Valentim da Silva

Link: http://www.escola.agrarias.ufpr.br/

Projeto: ANE – ALTERNATIVAS PARA UMA NOVA EDUCAÇÃO

Coordenador / Colaboradores: Lenir Maristela Silva / Valdo Cavallet / Valentim da Silva

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300