O currículo foi concebido como um sistema articulado de saberes, organizado sob a forma decomponentes curriculares obrigatórios (Núcleo de Formação Básica) e optativos (Núcleo de Formação Livre e Núcleo de Formação Complementar), de modo a favorecer ao estudante a construção de diferentes trajetórias formativas dentro de um mesmo período de tempo para integralização curricular (3.000 horas, cursadas em um mínimo de 8 semestres e um máximo de 12 semestres).
Núcleo de Formação Básica (NFB):
é constituído por módulos integrados, conforme diretrizes do Projeto Pedagógico da UFPR Litoral, organizados segundo duas bases de conhecimentos. A primeira é formada por conhecimentos característicos do campo profissional, os quais imprimem visibilidade ao exercício da profissão (módulos aplicados). Ou seja, representa os saberes fundamentais voltados ao perfil profissional e objetivos do curso. A segunda integra saberes de outros campos correlatos, que sustentam esse saber aplicado. Esses módulos surgem a partir das três grandes áreas que são eixos estruturadores do curso: (1) Ecologia, (2) Território e (3) Sociedade, Cultura e Ambiente. Constituem o currículo básico obrigatório do curso os FTPs, ICHs e PAs, totalizando 2.400 horas, ofertadas preferencialmente no turno da manhã.
FASES |
Sem. |
FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS (1440 h) |
ICH (480h) |
PA (480h) |
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Conhecer e compreender |
1° |
Historia Ambiental |
Ecologia da Paisagem |
Gênese e Transfor-mação Territorial |
ICH I |
PA I |
2° |
Biogeografia |
Química e Microbiologia |
Sociedade, Cultura e Ambiente |
ICH II | PA II | |
Compreender e Propor |
3° |
Autoecologia |
Biogeoquímica |
Bens Comuns e Patrimônio Ambiental |
ICH III | PA III |
4° |
Demoecologia |
Sist. Informações Geográficas |
Ambiente e Território Urbano |
ICH IV | PA IV | |
5° |
Sinecologia |
Planejamento Territorial |
Economia Ecológica |
ICH V | PA V | |
Propor e agir |
6° |
Biologia da Conservação |
Gestão Ambiental |
Organizações e Tecnologias Sociais |
ICH VI | PA VI TCC I |
7° |
Aval. Impactos ambientais |
Análise integrada Bacias Hidrográficas |
Ecologia Política e Justiça Ambiental |
ICH VII |
PA VII TCC II | |
8° |
Manejo Áreas protegidas |
Projetos de Análise e Monitoramento Amb |
Ecodesenvolvimento e Território |
ICH VIII |
PA VIII TCC III |
MATRIZ DE OPTATIVAS:
A matriz de optativas serve às formações livres e às formações complementares, sendo que a seleção de no mínimo 180 horas de optativas dentre as opções (e até 360h), com coerência pedagógica e orientada pelo desejo de um itinerário formativo do estudante, guiado por seu Projeto de Aprendizagem e TCC, conduz a uma Certificação Complementar (vide Metodologia).
FTPs optativos do Curso de Bacharelado em Ciências Ambientais
SLCA01 – ALTERNATIVIDADES EM ECOSSOCIOECONOMIA (60h)
SLCA02 – AMBIENTE MARINHO E ZONA COSTEIRA (60h)
SLCA03 – ANÁLISE AMBIENTAL DO TURISMO (60h)
SLCA04 – BIOLOGIA EVOLUTIVA (30h)
SLCA05 – BIOPROSPECÇÃO DE PRODUTOS NATURAIS (60h)
SLCA06 – DIREITO AMBIENTAL (30h)
SLCA07 – DIREITOS HUMANOS, POVOS E COLETIVIDADES TRADICIONAIS (30h)
SLCA08 – ECOLOGIA COMPORTAMENTAL (30h)
SLCA09 – ECOLOGIA DE CAMPO (90h)
SLCA10 – ECOLOGIA PROFUNDA (30h)
SLCA11 – ECOLOGIA VEGETAL (60h)
SLCA12 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL (60h)
SLCA13 – ETNOECOLOGIA (30h)
SLCA14 – MASTOZOOLOGIA (60h)
SLCA15 – MICROBIOLOGIA E ECOLOGIA MOLECULAR (60h)
SLCA16 – ORNITOLOGIA (30h)
SLCA17 – QUÍMICA E MICROBIOLOGIA AMBIENTAL ANALÍTICA E INSTRUMENTAL (60h)
SLCA18 – RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS (60h)
SLCA19 – SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS (60h)
SLCA20 – TURISMO EM ÁREAS PROTEGIDAS (30h)
SL85 – INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS – (30h)
NÚCLEO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR CERTIFICADA (FCC)
Considerando a relação supracitada de opções de fundamentos teórico-práticos que podem ser cursadas pelos estudantes no contra turno dos componentes curriculares obrigatórios, há numerosas opções de módulos de um mesmo curso ou de cursos diferentes, que combinados conduzirão a uma formação complementar. A certificação da formação complementar será concedida a(o) estudante que cursar e for aprovada(o) em pelo menos 180 horas de fundamentos teórico-práticos (e até 360h) selecionados entre as optativas apresentadas, com coerência pedagógica com o tema do Projeto de Aprendizagem e com uma das Formações Complementares aqui propostas, quais sejam:
1 – Gestão Ambiental
2 – Projetos Socioambientais
3 – Ecologia e Análise Ambiental
4 – Gestão Pública
5 – Gestão Territorial
Os fios condutores dessa formação (e das escolhas) devem ser o Projeto de Aprendizagem (PA) e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A proposta de obtenção de um Certificado de Formação Complementar parte de proposição do aluno, sob orientação de um(a) docente/mediador(a), preferencialmente a partir do 5º período do curso até o 7º período, condicionada à análise e aprovação da Câmara do curso. A Câmara do curso avaliará a proposta com base na sua coerência pedagógica e na verificação da oferta de vagas nos módulos pretendidos, bem como na periodização do estudante e no cronograma e turno de oferta dos módulos, de modo a não aumentar o tempo de integralização curricular (retenção). Ainda nesse sentido, durante o curso o estudante deverá optar por apenas uma formação complementar.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por finalidade oportunizar ao aluno do Curso de Ciências Ambientais a integração e sistematização de conteúdose experiências desenvolvidos e apropriados ao longo da periodização curricular, a partir de fundamentação teórica e metodológica orientada pelos docentes do curso. A carga horária será de 180 horas e a oferta está prevista para o sexto (TCC I), sétimo (TCC II) e o oitavo períodos (TCC III), correspondendo respectivamente ao PA VI, PA VII e PA VIII. O Regulamento do TCC consta no Anexo II deste PPC, pelo qual são estabelecidas as normas para orientação e elaboração do trabalho, bem como para apresentação, defesa e avaliação.
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PPC Implantação_Ciências Ambientais
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