Núcleo de Formação Básica (NFB) – Currículo 2018:
É constituído por módulos integrados, conforme diretrizes do Projeto Pedagógico da UFPR Litoral, organizados segundo duas bases de conhecimentos. A primeira é formada por conhecimentos característicos do campo profissional, os quais imprimem visibilidade ao exercício da profissão (módulos aplicados). Ou seja, representa os saberes fundamentais voltados ao perfil profissional e objetivos do curso. A segunda integra saberes de outros campos correlatos, que sustentam esse saber aplicado. Esses módulos surgem a partir das três grandes áreas que são eixos estruturadores do curso: (1) Ecologia, (2) Território e (3) Sociedade, Cultura e Ambiente. Constituem o currículo básico obrigatório do curso os FTPs, ICHs e PAs, totalizando 2.400 horas, ofertadas preferencialmente no turno da manhã.
FASES | Sem. | FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS (1440 h) | PA (480h) | ICH (480h) | ||
Conhecer e compreender | 1° | Historia Ambiental | Ecologia da Paisagem | Gênese e Transfor-mação Territorial | ICH I | PA I |
2° | Biogeografia | Química e Microbiologia | Sociedade, Cultura e Ambiente | ICH II | PA II | |
Compreender e Propor | 3° | Autoecologia | Biogeoquímica | Bens Comuns e Patrimônio Ambiental | ICH III | PA III |
4° | Demoecologia | Sist. Informações Geográficas | Ambiente e Território Urbano | ICH IV | PA IV | |
5° | Sinecologia | Planejamento Territorial | Economia Ecológica | ICH V | PA V | |
Propor e agir | 6° | Biologia da Conservação | Gestão Ambiental | Organizações e Tecnologias Sociais | ICH VI | PA VI TCC I |
7° | Aval. Impactos ambientais | Análise integrada Bacias Hidrográficas | Ecologia Política e Justiça Ambiental | ICH VII | PA VII TCC II | |
8° | Manejo Áreas protegidas | Projetos de Análise e Monitoramento Ambiental | Ecodesenvolvimento e Território | ICH VIII | PA VIII TCC III |
Núcleo de Formação Básica (NFB) – Currículo 2024
É constituído por módulos integrados, conforme diretrizes do Projeto Pedagógico da UFPR Litoral, organizados segundo duas bases de conhecimentos. A primeira é formada por conhecimentos característicos do campo profissional, os quais imprimem visibilidade ao exercício da profissão (módulos aplicados). Ou seja, representa os saberes fundamentais voltados ao perfil profissional e objetivos do curso. A segunda integra saberes de outros campos correlatos, que sustentam esse saber aplicado. Esses módulos surgem a partir das três grandes áreas que são eixos estruturadores do curso: (1) Ecologia, (2) Território e (3) Socioambiental. Constituem o currículo básico obrigatório do curso os FTPs, ICHs e PAs, totalizando 2.160 horas, ofertadas no turno da manhã. Um diagrama da periodização recomendada está representado na seguinte tabela: