Serviço Social

O Curso de Serviço Social da UFPR Litoral possuí uma formação generalista, multidisciplinar e crítica em relação à sociedade contemporânea. Os módulos específicos do curso proporcional ao estudante uma formação que o qualificará para desempenhar as atribuições profissionais de elaboração, implementação, coordenação, execução e avaliação de políticas, planos, programas e projetos sociais, prestar orientação e providenciar encaminhamento a necessidades de demandas sociais.

Com a formação de Bacharel em Serviço Social, o profissional poderá requisitar a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social, que o credenciará a atuar como Assistente Social. Esta é uma profissão regulamentada pela Lei 8.662/93 e tem como princípios ético-políticos o compromisso com a defesa da democratização das relações sociais e a defesa de melhorias nas condições de vida e trabalho da população brasileira, construindo estratégias interventivas nas múltiplas manifestações da questão social.

O Assistente Social pode atuar nos seguintes campos: Políticas Públicas de Assistência Social; Saúde; Previdência Social; Educação; Trabalho e Renda; Habitação; Meio Ambiente; Direitos Humanos e Sociais; Sistema Prisional; Ministério Público; Poder Judiciário, dentre outros. Em organizações empresariais de vários setores produtivos e instituições integrantes destes, como SESI, SENAI, SENAR, SENAC, SESC e outras. Também pode atuar em Organizações da Sociedade Civil e Movimentos Sociais.

O mercado de trabalho apresenta inúmeras possibilidades e alternativas, especialmente pelo avanço dos direitos e das políticas sociais. Os municípios e estados, por exemplo, têm sido os grandes geradores de demanda de profissionais de Serviço Social, para atuar nas diversas políticas públicas, tais como em CRAS, CREAS, CAPS, Escolas, Hospitais, Unidades de Saúde, Centros de Atendimento à População em Situação de Rua, Abrigos Institucionais, dentre outros.