Gestão Imobiliária

Este ano o curso Tecnologia em Gestão Imobiliária volta a ser oferecido no vestibular da UFPR. A graduação atende às demandas locais e tem contribuído para o desenvolvimento da região litorânea do paraná.

O curso de Tecnologia em Gestão Imobiliária tem como proposta formar profissionais eficientes e eficazes no campo da gestão imobiliária. Para isso o curso visa contribuir para o desenvolvimento de profissionais com autonomia, que possam garantir em seu cotidiano profissional a circulação da diversidade e da pluralidade de ideias existentes na sociedade.

Segundo Wesley Nonis, formado em Gestão Imobiliária pela UFPR Litoral, e sócio proprietário de uma empresa do ramo, “quando o estudante compreende o quê e quem é um gestor imobiliário, passa a ver o mundo diferente e a enxergar as diversas oportunidades e possibilidades que tem em suas mãos. Após a conclusão do curso, a área imobiliária é uma dentre as infinitas possibilidades em que o formando poderá atuar com autonomia”.

O Tecnólogo em Gestão Imobiliária é um profissional capacitado para atuar em diversos espaços profissionais, organizacionais e empresariais: imobiliárias, administradora de imóveis, incorporadores, escritório de corretagem, construtoras, Prefeituras Municipais (cadastro imobiliário para gestão do IPTU, cadastro de áreas irregulares, fiscalização de obras e posturas, habitação de interesse social, loteamentos e planejamento urbano), Secretaria de Patrimônio da União, cartório de registro de imóveis, empresas de levantamento cadastral e concessionárias de serviços públicos.

O Curso na UFPR

O curso de Tecnologia em Gestão imobiliária organiza seus módulos a partir de três eixos que se interligam: eixo Gestão, formado por módulos, tais como: Planejamento de Negócios e Marketing Imobiliário, Legislação Imobiliária, Base de Dados de Imóveis, Conjuntura Econômica e Mercado Imobiliário, dentre outros; eixo Território, formado por módulos, tais como: Impactos Urbano-Ambientais, Plano Diretor Democrático e Participativo, Gestão Territorial Democrática e Participativa, dentre outros; eixo Tecnologia, formado por módulos, tais como: Fotografia e Vídeos Imobiliários, Cartografia, Avaliação e Captação de Imóveis, dentre outros; além das Interações Culturais Humanísticas e dos Projetos de Aprendizagens.

O curso é ofertado no período noturno, na modalidade presencial, de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h. Assim, o estudante que precisa trabalhar e estudar consegue conciliar os horários.

O Estágio Curricular Obrigatório é de 96 horas e deve ser realizado durante o 4º período do curso, ou seja, no final do segundo ano de graduação. As possibilidades de estágios são amplas e normalmente eles são realizados tanto no setor público (nas Prefeituras Municipais, sobretudo em suas Secretarias de obras, de planejamento, do meio ambiente, cadastro do IPTU, cadastro de áreas de ocupações irregulares, habitação de interesse social, dentre outras) quanto no setor privado (imobiliárias, construtoras, incorporadoras, administradoras de imóveis, lojas de matérias de construção, etc.).

O mercado de trabalho, de acordo com Paulo Angelin, vice coordenador do curso, é promissor diante de potenciais possibilidades de inserção no mercado de trabalho, seja no setor público, seja no setor privado, atuando em Prefeituras, Secretarias de Patrimônio, Imobiliárias, Corretoras de Imóveis, Construtoras, incorporadoras, por exemplo.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300