Ciências

Nesse curso você estudará Ciências no geral. Ela abrange os conhecimentos da Física, Química e da Biologia. Você também terá contato com as ideias da Educação e será um profissional da Educação para o Ensino Fundamental II, que compreende do 6º ao 9º nas escolas.

O graduado em Licenciatura em Ciências poderá trabalhar em escolas, parques de Ciências, planetários, áreas de divulgação científica e outros locais onde se aprenda ou se ensine Ciências.

Desde o início o estudante do curso entrará em contato com os conhecimentos das Ciências e da Educação. Ainda no primeiro ano o discente começará o Estágio em Ciências nas escolas do Ensino Fundamental II. Além disso, há o estágio não-obrigatório que o estudante pode realizar durante o dia e que pode ser ofertada pela universidade, pelas empresas da área da educação ou da área da divulgação científica, como museus, parques, planetários, aquários, cinemas etc.

Ao longo de todo o curso há módulos de convivências com as comunidades e com temas que não necessariamente estão ligados às Ciências, conhecidos também como Interações Culturais e Humanísticas (ICH). Além disso, há também os projetos onde os estudantes desenvolvem atividades mediadas pelos professores da UFPR, são os Projetos de Aprendizagem (PA). Os conhecimentos específicos são aprendidos nos Fundamentos Teórico-Práticos (FTP) durante os quatro anos de curso.

As aulas são de segunda a sexta-feira e começam às 19h30 e terminam às 22h30. O estudante pode trabalhar durante o dia, já que os momentos de Estágio obrigatório do curso são a noite.

Há também vários projetos de pesquisa e com as comunidades (extensão) que a universidade oferta para todos os estudantes do curso. O principal projeto é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que é uma iniciativa do governo para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Você estudará Ciências no geral. Ela abrange os conhecimentos da Física, Química e da Biologia. Você também terá contato com as ideias da Educação e será um profissional da Educação para o Ensino Fundamental II, que compreende do 6º ao 9º nas escolas.