A construção em caráter coletivo e permanente deste documento tem o objetivo de dar visibilidade aos movimentos e processos, representados pelos atos e ações que foram constituindo a implantação da extensão da UFPR no litoral do Paraná, que vem sendo denominada UFPR Litoral. Ao dar visibilidade sobre as principais fases desta empreitada, oferece uma oportunidade para a comunidade acadêmica conhecer com maiores detalhes os princípios, as atividades e as vicissitudes que vêm norteando a implementação deste projeto.
O que era um sonho há pouco tempo atrás, hoje começa a se transformar em realidade, pelas ações que constituem sua concretização. Foram dias desafiadores, de muito trabalho e dedicação, que exigiram dos envolvidos um empenho integral e exaustivo. Exigiram o exercício constante do equilíbrio emocional, companheirismo e ideal coletivo de todos os que colaboraram e ainda estão colaborando para construção deste projeto, dentro de sua premissa de desvelar um novo conceito de Educação Pública. Toda boa luta é gratificante. Ao relembrarmos o provérbio chinês: “Uma jornada de duzentos quilômetros começa com um simples primeiro passo”, queremos destacar a coragem e a visão daqueles que acreditaram “sem ver”.
A criação da UFPR Litoral legitima a obrigação legal que as universidades têm de estar inseridas na comunidade, uma vez que se propõem à formação de profissionais integrados com as demandas locais e com os desafios da sociedade contemporânea. A construção do novo implica em trocas, em decisões, em atitudes criativas, estabelecimento de prioridades, de atenção e foco de acordo com a grandeza da dificuldade.
Foram muitas frentes de trabalho e, todas elas, exigiram esforços concentrados em horas, dias, meses de preparação, de planejamento e, principalmente, exigiram atitudes, pois em muitas ocasiões ficou-se à mercê da vontade política. Alvo fácil para ataques e críticas, principalmente nos detalhes, a implantação da UFPR Litoral não arredou de sua intenção inabalável de inserção da educação de qualidade, pública, gratuita e com compromisso social, fazendo a diferença nos destinos das pessoas e da sociedade, e, seguiu em frente privilegiando as decisões e encaminhamentos sobre aquilo que era essencialmente importante, necessário e indispensável naquele momento da construção daquele projeto.
Ao longo destes anos, muitas pessoas com qualidade humana e técnica, compromisso social e compromisso com a ação coletiva aceitaram o desafio de fazer parte desta construção que é a UFPR Litoral, e por decorrência, estão se consolidando redes de sustentação para as diversas frentes que um projeto deste porte exige. A realidade da UFPR Litoral ilustrada nos capítulos I a VII deste relatório está aí para ser conhecida, discutida, aprimorada e continuar trilhando os caminhos de sua consolidação. A UFPR pertence a todos nós.
Convictos disso, convidamos a comunidade acadêmica a participar do seu processo de consolidação, através da união em torno dos princípios maiores que norteiam esta instituição, da cooperação, do convívio com as diferenças e construção de um ambiente pluralista e inclusivo. Atuando como parceiros e respeitando as especificidades sejamos recompensados pela formação de profissionais cidadãos, conscientes de seus papéis na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Valdo José Cavallet
Diretor Setor Litoral – Universidade Federal do Paraná – Período de Gestão 2005/2016