No último dia 27/08, as e os acadêmicos do sexto período do Curso de Graduação em Saúde Coletiva da UFPR Setor Litoral realizaram visita técnica a duas instituições em Curitiba.
De acordo com a docente Carla Straub, responsável pelo módulo curricular Pessoas com Deficiência e Ações Sociais, o objetivo foi proporcionar às e aos estudantes contato com novas realidades dentro do universo das Pessoas com Deficiência, em áreas como o acesso ao esporte, ao mercado de trabalho, à educação e ao lazer.
Durante a manhã, a turma conheceu a Associação de Deficientes Físicos do Paraná, instituição que presta assistência a deficientes físicos, com ênfase na reabilitação, apoio psicológico, mercado de trabalho e inserção no esporte. A assistente social Priscila Souza Moreira apresentou a instituição e os trabalhos realizados. Várias questões relacionadas à interface sociedade-deficiência foram discutidas coletivamente.
Durante a tarde, o grupo conheceu o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE), vinculado à Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade, da UFPR. O pedagogo do núcleo, Rodrigo, dialogou com os estudantes, apresentando todas as ações envolvidas com o apoio às pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, desde a realização de vestibular à condução dos estudos no contexto da UFPR.
Por fim, a turma visitou o Jardim das Sensações, espaço aberto ao público no Jardim Botânico de Curitiba e que consta de estrutura adaptada a diferentes necessidades, com rampas de acesso, letreiros em braile e que permite vivenciar experiências sensoriais.
Com uma avaliação positiva, a visita encerrou. As/os estudantes relataram terem compreendido de modo concreto os conceitos que haviam sido discutidos em sala, nas aulas teóricas.
Confira as fotos desse dia: