Menu

LINCOM participa do I Congresso Nacional sobre o Mal na Literatura

Entre os dias 4 e 8/10, a estudante Bruna Andrade de Lima, bolsista de Iniciação Científica, e o seu orientador Prof. Fábio Messa participaram do I Congresso Nacional sobre o Mal na Literatura, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pela Plataforma Meet-Google.

O evento foi promovido pelo pelo Grupo de Pesquisa Literatura, Gênero e Psicanálise (LIGEPSI – UFPB), em parceria com o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV/UFPB) e com o Programa de Pós-Graduação em Letras. Durante estes dias abriram-se vários espaços de discussão, numa articulação entre os diversos campos do conhecimento sobre o Mal, por meio de uma programação distribuída em palestras, mesas-redondas, simpósios e minicursos.

Na tarde do dia 06/10, 4a feira, no Simpósio 5CHAGAS EXCRECENTES, PÚSTULAS INFECTAS: OS MORIBUNDOS E SUAS ENFERMIDADES CLAUDICANTES NOS VISCERAIS LEITOS DA LITERATURA, Bruna apresentou o trabalho Hipérboles Intertextuais em disaster movies pandêmicos.

A comunicação oral consistiu num painel que mostrava um levantamento de narrativas literárias e cinematográficas que tematizaram pandemias e suas variações, dando ênfase em suas ocorrências intertextuais. Foram destacados aspectos sobre as origens dos mortos-vivos e por que exercem tanto fascínio até hoje aos espectadores. Sabe-se que cada vez mais tem surgido adaptações e/ou versões zumbilescas.

Em Eu sou a Lenda (2007), de Francis Lawrence, adaptação do livro homônimo de Richard Matheson, apesar de mostrar os infectados como vampiros, serviu de inspiração para os zumbis decorrentes. Em Guerra Mundial Z (2013), de Marc Forster; Extermínio (2002), de Danny Boyle; Invasão Zumbi (2016), de Yeon Sang-ho; e Zumbilândia (2009), de Ruben Fleischer, encontram-se protagonistas em busca de soluções para os vírus que dizimaram seus povos.

Esta pesquisa faz parte do Projeto de Iniciação Científica PASSEIO PELAS FICÇÕES PROFÉTICAS PARA COMPREENDER A PANDEMIA, do qual Bruna Andrade é integrante.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300