Menu

Produção de Notícias e discussão sobre Fake News tematizam Estágio Supervisionado

Neste semestre, o estudante Cristiano Matos, que é também bolsista do Projeto de Extensão Produção de Conteúdo em WebLinguagens, em comum acordo com a Profa. Gisele Paiva Lima, da Escola Estadual Cívico-Militar Abigail dos Santos Correa, resolveu tematizar o seu plano de intervenção do Estágio Supervisionado em Prática Docente II – com o nono ano do turno da tarde – 9B – sobre Estrutura do Texto Noticioso Impresso e temas diversos da Internet como produção de FakeNews, construção de perfis falsos em redes sociais e cyberbullying.

Inicialmente foram distribuídos textos desses temas aos alunos do 9B, que após a leitura, fizeram a atividade de identificação dos elementos da notícia, que compõem o Lead – o quê? quem? onde? quando? como? por quê?

Nesse ínterim, os estudantes reconheceram as partes que integram a notícia, assim como os demais componentes gráficos das páginas dos jornais impressos como títulos com a presença de verbos, fotos, legendas de fotos, intertítulos e subtítulos /linhas de apoio das matérias jornalísticas. Também foi possível discutir as tendências ideológicas dos textos jornalísticos. Foi imprescindível levar para a turma jornais impressos como Zero Hora e Diário Gaúcho, ambos periódicos veiculados em Porto Alegre/RS, já que na região de Matinhos não circulam jornais diários, e por isso não há muita familiaridade com esse tipo de mídia impressa.

GALERIA 9B

Em tarefa posterior, enfatizando a linguagem da fotografia jornalística e a construção de legendas, que podem ser meramente identificatórias, informacionais suplementares ou ainda de natureza conotativa, foi solicitado à turma que produzissem fotografias no fim de semana sobre qualquer tema que pudesse gerar notícia. Em seguida os estudantes encaminharam essas fotos à professora, via plataforma Jamboard, criaram legendas e leads para as fotografias.

NOTÍCIAS criadas pelo 9B

Abandono de animais é um caso grave

Dois cachorros foram abandonados em rua vazia e escura numa segunda-feira, no dia 21 de março de 2022. Um dos cachorros era um pastor alemão macho chamado Zeus e o outro era um Pinscher fêmea chamada Cindy.

Esses cachorros foram abandonados por um casal de adolescentes que não conseguiam mais cuidar dos animais e simplesmente levaram os cachorros para a rua vazia sem água e nem comida. Soltaram eles e foram embora, até que uma jovem de 17 anos encontrou os dois animais sozinhos e decidiu levar para a casa e cuidar.

Obra em Matinhos está abandonada desde 2013

Em julho de 2013, iniciou-se uma construção para o novo quartel do corpo de bombeiros. O governador Beto Richa autorizou a abertura para a construção do novo corpo de bombeiro em Matinhos, litoral do Paraná. Esta área teria mais de 4 mil metros quadrados, foi dada pelo município e também foi dado um investimento de R$ 9,528 milhões. Sem motivos dados até hoje, o governo simplesmente mandou pararem a obra e deixaram ela abandonada. Muitos moradores da região têm medo de passar por perto da obra nos dias de hoje, pois essa construção tornou-se um ponto para pichação e também para vendedores e usuários de drogas. Houve, também, um assassinato lá dentro, de um morador de rua, em 2019. O governador Beto Richa não deu nenhuma explicação para a obra ter parado ou para eles não terem dado continuidade. Várias perguntas são feitas até hoje sobre essa obra, mas mesmo assim nenhuma delas tem resposta.

Urgente: Água Contaminada

Usina causa contaminação nas praias do Rio de Janeiro

No dia 24 de abril, a Usina elétrica de funil causou a poluição das praias do Rio de Janeiro, por conta de um vazamento de bactérias tóxicas. Maria Rosélio foi uma das primeiras vítimas do ocorrido, tendo ela e seus dois filhos contaminados. Hoje se encontram fora de perigo, mas ficaram com sequelas em seus rins, fígado e pulmões. Estima-se que mais 225 pessoas foram contaminadas, autoridades investigaram o caso e foi constatado que na Usina houve um acidente, quando foram vazados ao mar 25 litros de bactérias tóxicas.

Tronco de árvore cortada vira arte

Tronco de uma árvore cortada se transforma de lixo a uma arte de luxo

Após um ciclone atingir o sul do Brasil, um garoto tirou uma foto de um tronco cortado que viralizou e se tornou uma obra de arte da natureza. O garoto que tirou a foto dessa obra de arte chama Daivid Alexandre Lopes. Ela foi registrada no dia 20/04/2022. A obra encontra-se na casa da pessoa que tirou a foto. Após isso, o garoto compartilhou a foto em um aplicativo escolar chamado Jamboard. Perguntamos ao garoto como ele tirou a foto e o porquê de ter feito. Ele mesmo disse que fez a foto aleatoriamente pensando que não seria tão importante para os colegas, e depois disse o porquê de ter que bater a foto e aqui está a resposta: “Eu precisava tirar uma foto que se tornasse uma notícia e achei legal tirar a foto do tronco, pensando que viraria uma notícia.

Jovem louco pula do alto da pedra com shorts na cabeça

No dia 9 de abril, depois de um campeonato de futebol, os jovens decidiram ir para a Praia Mansa de Caiobá-Matinhos, para pularem da pedra. E lá estava acontecendo tudo normalmente até que um jovem decidiu pular da pedra com o shorts na cabeça. E lá foi realizada a foto. O jovem que tirou a foto estava achando muito engraçado, então decidiu registrar o momento. Em seguida, vários outros meninos decidiram pular com o shorts na cabeça também.

Cachorro destrói trabalho de estudante

No dia 18 de abril de 2022, um cachorro agressivo entrou na Escola Estadual Cívico-Militar Professora Abigail dos Santos Corrêa, em Matinhos. Ele entrou na escola enquanto não havia ninguém no portão e foi direto para a sala do sexto ano. Nesta turma estava acontecendo a feira de ciências, o cachorro, agressivo, foi em direção do trabalho de um aluno e destruiu o projeto. Logo depois, o animal saiu correndo e fugiu. No dia seguinte, foi encontrado deitado em frente da escola.

Aluno apresenta trabalho sobre interior da Terra

Trabalho de aluno ganha um prêmio pela sua pela maquete muito bem feita comparado aos outros alunos.

No dia 18/04/2016, na feira de ciências, o aluno Rodriguinho da Silva fez o trabalho mais elaborado da turma, e por isso ganhou um prêmio pelo seu esforço e dedicação para realizar seu sonho de ser um cientista. Mas nunca poderá realizar seu sonho por causa de sua família ser pobre.

Alunos do 6°C apresentam trabalho trimestral para outras turmas

Turma do 6°C, da Escola Estadual Cívico Militar Professora Abigail dos Santos Corrêa, elabora maquete sobre vulcões no componente curricular ciências, juntamente com professora Nahyr

No dia 18 de abril de 2022, houve uma feira de ciências, elaborada em uma das salas da escola, os alunos juntaram mesas e expuseram seus trabalhos ali mesmo. A turma do 9°ano B foi convidada para assistir às apresentações. Além das maquetes, foram produzidos cartazes explicando mais detalhadamente o porquê dos vulcões entrarem em erupção. Tudo isso foi apresentado como trabalho trimestral dos alunos.

Corretivo é proibido nas escolas…

Em escolas de todo o Brasil é proibido o uso de corretivo líquido. Também conhecido como branquinho, errorex, liquid paper, é motivo de preocupação nas escolas, depois de estudantes serem flagrados inalando o pó obtido após o produto secar. Os estudantes estariam simulando o uso de cocaína, após serem influenciados pela rede social Tik Tok em 2022. Como alternativa é permitido utilizar o corretivo em fita. O uso contínuo dessa substância pode causar doenças renais, rinite, coriza, obstrução nasal, queda de pressão, mal estar, tontura e sintomas sistêmicos.

ATIVIDADES no 9A

Os estudantes João Otávio Nogueira e Luciano Alves, também cumprindo seus planos de intervenção do Estágio Supervisionado em Prática Docente II, realizaram atividades similares com o nono ano do turno da manhã – 9A. Acompanhe na galeria de fotos.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300