Nesta 4a feira, dia 18/8, das 14h45 às 16h30, aconteceu a 1a Oficina sobre Produção e Uso de Memes, Gifs e Stickers, na turma de sexto ano, da Profa. Gisele Paiva Lima, da Escola Estadual Cívico-Militar Abigail dos Santos Corrêa, em Matinhos, pela Plataforma Google-Meet.
A atividade faz parte das ações do Projeto de Extensão Produção de Conteúdo em WebLinguagens, coordenado pelo Prof. Fábio Messa.
A turma foi bastante receptiva e participou ativamente do painel apresentado. Este painel fazia uma breve síntese sobre o surgimento de todas estas figurações na linguagem da Internet. A começar pelos smiles, os precursores, que logo se transmutaram para representar um gênero de música eletrônica: o dance house e o acid house.
Logo os smiles se desdobraram em diferentes expressões fisionômicas e passaram a ser chamado de emojis, utilizados inicialmente nas conversações do msn hotmail e nos messengers do facebook.
Já os memes surgiram como manifestações equivalentes às charges, com a mesma proposta humorística e crítica. A diferença é que as charges são criadas pelos artistas do traço, que publicam em jornais e revistas, enquanto os memes podem ser produzidos por qualquer usuário das redes.
Com criatividade pra provocar o riso e aguçar o senso crítico, qualquer internauta é capaz de criar os seus próprios memes. Geralmente, parte-se de fotogramas extraídos de contextos diversos (filmes, programas de televisão e publicidade), que são subvertidos com legendas e balões, numa composição híbrida, o que exige do leitor determinados saberes a priori, intertextos, para que realize uma completa compreensão.
Os memes podem ser estáticos ou dinâmicos. Se forem dinâmicos assumem o formato de Gif, que são como pequeníssimos vídeos, sem áudio, que seguem um ritmo cíclico de looping. O mesmo formato de Gif pode ser assumido, também, pelas figurinhas (stickers), hoje bastante utilizadas nas conversas de Whats App. As figurinhas são materialidades digitais dos antigos adesivos, autocolantes, que já foram febre nos anos 80.
As oficinas continuarão nas próximas semanas com outras turmas da Profa. Gisele Paiva Lima, de Língua Portuguesa.