Perfil do Egresso
Conforme o Catalogo Geral de Cursos Superiores de Tecnologia (p 45). “o tecnólogo em Gestão de Turismo atua no planejamento e desenvolvimento da atividade turística nos segmentos público e privado. Desenvolve ações no âmbito do planejamento turístico, agenciamento de viagens (emissivas, receptivas e operadores de turismo), transportadoras turísticas e consultorias voltadas para o gerenciamento das políticas públicas e para a comercialização e promoção dos serviços relativos a atividade. A identificação dos potenciais turísticos do receptivo, considerando a diversidade cultural e os aspectos socioambientais para o desenvolvimento local e regional constitui-se atividade relevante deste profissional”.
As competências para os egressos do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo estão relacionadas com a competência profissional, capacidade de ada la ão às novas realidades e necessidades do mercado. O curso deve prover uma formação que possibilite ao profissional estar preparado para a resolução de problemas.
Como resultado de um amplo processo de formação, no qual o estudante é sujeito ativo e participativo, espera-se que o egresso do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo apresente as seguintes competências e habilidades:
De Gestão: Compreender e agir em sua área profissional, considerando as dinâmicas mercadológicas, a legislação vigente e os princípios do desenvolvimento sustentável, agindo de forma pró-ativa, dinâmica com o uso dos recursos apropriados para minimizar o impacto de mudanças dos processos nas organizações.
Éticos-profissionais: Desenvolver capacidade de utilizar conhecimentos da vida e da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional flexível e adaptável exercendo sua profissão dentro dos padrões éticos, compreendendo a complexidade da vida e das relações de trabalho.
De Protagonismo: Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência de seu papel social.
De Solução de problemas e tomada de decisões: Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo da oferta e da demanda turística, atuar preventivamente, transferir e difundir conhecimentos e exercer em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão. Compreender as políticas do setor e os dispositivos legais intervenientes ao desenvolvimento do turismo.
De Espírito de Liderança e trabalho em equipe: Atuar em equipes multidisciplinares, estímulo através da gestão de pessoas, promoção de desenvolvimento em equipe com a busca de objetivos comuns entre os integrantes promovendo um ambiente produtivo e empreendedor, desenvolvendo a liderança.
De uso da lógica , Crítica e Análise: Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores, bem como com a complexidade das interações humanas, presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de articulação entre pessoas, grupos e/ou instituições. Expressar-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.
De Gerar sua própria formação continuada: Manter-se atualizado com sua profissão, participando de cursos, eventos, seminários, etc. voltados para a formação continuada.
De Gestão de Projetos: Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, bem como com as relações interpessoais de maneira geral e nas atividades intergrupais.
De Gestão, Organização e Tático-operacionais: Organizar espaços físicos de serviços turísticos (alimentação, eventos, hospedagem, transportes, agenciamento, lazer e recreação) prevendo seu ambiente, uso, articulação funcional e fluxo de trabalho e de pesquisas.
De Planejamento: Planejar e executar programas, roteiros, itinerários e viabilizar os meios para a sua realização, com seleção, relacionamento e negociação com prestadores de serviços e provedores de infraestrutura de apoio. Realizar inventários turísticos, estudos de demanda, diagnósticos, prognósticos e planos de desenvolvimento.
De uso de tecnologias: Saber utilizar programas, softwares e equipamentos tecnológicos para o exercício profissional, mantendo uma atualização permanente.
O aluno que concluir todas as etapas do currículo do curso incluindo o alcance dos objetivos dos Fundamentos Teórico-Práticos, das interações Culturais e Humanísticas, dos Projetos de Aprendizagem e a apresentação escrita e oral do Trabalho de Conclusão de Curso receberá o Diploma de Tecnólogo em Gestão de Turismo, emitido pela UFPR.