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Curso

O PROFISSIONAL

O profissional atua como agente de desenvolvimento territorial que analisa, planeja e intervém nos espaços privados, públicos e em organizações da sociedade civil. O gestor empreendedor tem a atribuição de articular estrategicamente a cooperação entre pessoas e organizações, bem como  contribuir para a criação de alternativas voltadas à geração de trabalho e renda, à valorização das culturas, à gestão participativa, à preservação dos recursos naturais e à ética social.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O profissional atua em diversas áreas voltadas à criação, à assessoria, à consultoria e à gestão de gestão.  Seus espaços de atuação são: as empresas dos setores público e privado e as organizações do terceiro  setor. Além disso, o gestor empreendedor atua no planejamento e no desenvolvimento de projetos em incubadoras, cooperativas, comunidades urbanas e rurais, arranjos produtivos locais, entre outros espaços. Esse profissional está apto, também, a trabalhar em instituições que pensam e planejam o desenvolvimento territorial, através da elaboração e implementação de políticas públicas, bem como está em condições de empreender e questionar seu próprio empreendimento e atuar com o ensino do empreendedorismo.

OBJETIVOS DO CURSO

1ª Fase — Conhecer e Compreender — Percepção Crítica da Realidade

Objetivo Geral

Sensibilizar o acadêmico sobre a importância da Universidade, enquanto lócus privilegiado de discussão e  reflexão sobre si mesma e com os desafios sócio-culturais, ambientais, econômicos, científicos e políticos da sociedade contemporânea, na perspectiva de despertar o pensamento, reflexão e raciocínio para o espaço costeiro do Paraná, buscando entender seus aspectos socioambientais e a atuação profissional como agente do desenvolvimento.

Objetivos específicos

Expor, dialogar e refletir criticamente sobre o Projeto Político Institucional e o Projeto Político Pedagógico, organização administrativa e acadêmica do Setor Litoral;
● Estimular a reflexão crítica acerca das responsabilidades éticas que devem nortear a
atuação do profissional;
● Sensibilizar os estudantes sobre as possibilidades de interação nas comunidades,
através dos projetos de aprendizagem;
● Compreender os processos de construção do conhecimento;
● Apresentar conceitos de desenvolvimento e de gestão social dos territórios aplicados às
políticas públicas;
● Conhecer o processo histórico da colonização e a cultura do litoral do Paraná,
abordando o patrimônio regional;
● Compreender os arranjos produtivos, as ações empreendedoras e os desafios da
profissão no litoral do Paraná;
● Refletir sobre os diferentes significados do trabalho, a partir da realidade pessoal dos
estudantes e das representações dos trabalhadores do litoral do Paraná.

2ª Fase — Compreender e Propor — Fundamentação Teórica

Objetivo Geral

Possibilitar ao estudante o conhecimento de elementos teórico-práticos necessários para a coordenação e viabilização de unidades produtivas, capacitando-o a analisar e propor alternativas nas dimensões econômicas, sociais, ambientais, culturais, políticas e institucionais, constituindo a identidade do gestor e empreendedor na perspectiva do desenvolvimento territorial, bem como capacitá-lo para refletir sobre o significado do trabalho e suas implicações sociais na sociedade contemporânea.

Objetivos Específicos


● Discutir o significado histórico do trabalho, suas transformações e como essas mudanças impactam as dimensões da vida;
● Discutir conceitos e apresentar ferramentas que capacitem o estudante a propor alternativas de desenvolvimento territorial numa perspectiva multidimensional;
● Contextualizar o desenvolvimento local com a noção de território, desenvolvendo metodologias de diagnóstico e planejamento;
● Capacitar o estudante para entender os processos de gestão do desenvolvimento territorial, articulando a esfera pública, privada e sociedade civil e propiciando a melhoria da qualidade de vida da população local;
● Trabalhar conceitos que permitam compreender o ambiente econômico e produtivo das organizações;
● Possibilitar ao estudante a instrumentalização necessária para a coordenação e viabilização da unidade produtiva e sua articulação com o ambiente;
● Estimular a ação empreendedora nas diferentes dimensões, desde o plano de negócios até a efetiva concretização do empreendimento;

3ª Fase — Propor e Agir

Objetivo Geral


Propor ações coerentes com o desenvolvimento territorial, fundamentada na articulação dos conhecimentos adquiridos e demandas dos atores territoriais.


Objetivos Específicos


● Identificar alternativas de desenvolvimento compatíveis com a disponibilidade de
recursos territoriais e as demandas das comunidades locais;
● Avaliar a importância e o papel das associações, ONGs, cooperativas, empresas e
demais instituições para a geração de trabalho e renda;
● Propor uma alternativa de investimento a partir da elaboração de um plano de negócios;
● Contextualizar as questões do mundo do trabalho e suas implicações na estrutura de
produção e mercado do território;
● Sugerir políticas públicas dimensionando seu potencial transformação da realidade sócioprodutiva do território;
● Articular e sistematizar a síntese do conhecimento teórico-prático (ICH, FTP e
Projetos de aprendizagem) como forma de registro do desenvolvimento do estudante
ao longo do Curso.

PERFIL DO EGRESSO

Características do profissional a ser formado

O profissional atua em diversos campos, como a criação de novos negócios, assessoria, consultoria e gestão de projeto. Constituem seus espaços de atuação empresas dos setores público e privado, com ênfase em incubadoras, cooperativas, comunidades urbanas e rurais, arranjos produtivos locais, micro, pequenas e média empresas, empreendedores individuais, entre outros espaços.
O gestor empreendedor atua como agente de desenvolvimento, analisando, planejando,
executando e avaliando empreendimentos privados, públicos e da sociedade civil. É um profissional que tem como atribuição articular estrategicamente a cooperação entre pessoas e organizações, bem como contribuir para a criação de alternativas voltadas à geração de trabalho e renda.

Competências e habilidades gerais e específicas a serem desenvolvidas

Durante o curso, o aluno é levado a desenvolver as seguintes competências específicas:
● elaborar e gerenciar de forma autônoma projetos em meios organizacionais privados e públicos;
● dialogar e orientar ações para elaboração, implementação e avaliação de projetos de desenvolvimento sustentável entre os atores sociais;
● implementar práticas de gestão e redes favoráveis ao desenvolvimento do território.

E as seguintes habilidades:
● Solidariedade e Ecossociodesenvolvimento: Desenvolver capacidade de construção e mobilização de redes sociais e organizacionais para a gestão, economia solidária e para o ecossociodesenvolvimento.
● Iniciativa e Consciência: Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional. Compreender a complexidade da vida e das relações de trabalho como parte integrante da vida.
● Problemas e Decisões: Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e difundir conhecimentos e exercer em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão.
● Lógica, Crítica e Análise: Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas, bem como com a complexidade das interações humanas, presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de articulação entre pessoas, grupos e/ou instituições.
● Adaptabilidade e Conectividade: Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional flexível e adaptável.
● Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob sua responsabilidade.
● Projetos: Desenvolver capacidade de elaborar, implementar, avaliar e consolidar projetos em organizações de diversas naturezas.
● Expressão e Comunicação: Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, bem como com as relações interpessoais de maneira geral e nas atividades intergrupais.

FORMAS DE ACESSO

O acesso ao Curso de Gestão e Empreendedorismo, em acordo com as normas institucionais, ocorre mediante:
I. Processo seletivo anual (Vestibular e/ou SISU)
II. Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes oriundas de desistência e ou abandono de curso.
III.Transferência Independente de Vaga.
IV. Mobilidade Acadêmica (convênios, intercâmbios nacionais e internacionais, outras formas).

HISTÓRICO DO CURSO

O curso de Gestão e Empreendedorismo, ofertado pela UFPR — Setor Litoral, teve seu Projeto Pedagógico aprovado pela Resolução N° 28/11 — CEPE, que fixou seu currículo atual, com 3.310 horas a serem integralizadas em quatro anos. A primeira turma foi criada em 2006, como um dos cursos pioneiros do Setor Litoral, com 30 vagas. Paulatinamente, as vagas foram aumentadas para 35, em 2010, e fixadas nesse patamar pelo processo de aprovação do Projeto Pedagógico no CEPE. Posteriormente, as vagas foram novamente ampliadas para 40, em 2012, e 50, para 2015, de modo conjuntural, em virtude da não oferta de vagas por cursos em processo de reformulação no Setor.
Desde seu início, o curso formou quatro turmas. Ele tem enfrentado decréscimo em sua taxa de sucesso, em virtude de problemas de evasão, com melhor desempenho com a última turma formada. A taxa de 60% em 2010, relativa à primeira turma formada, atingiu 38% com a segunda turma e 35% com a terceira. Em 2013, a última turma formada obteve taxa de sucesso de 56%. No total, o curso admitiu 122 alunos, tendo formado 58, correspondente a uma taxa de sucesso global de 48%.
Dividido para conter três espaços pedagógicos, conteúdos optativos e atividades formativas complementares, à concentração de carga horária (58%) esteve no eixo de Fundamentos Teórico-Práticos, com os demais espaços, Interações Culturais Humanísticas e Projeto de Aprendizagem, com 19% cada; os conteúdos optativos respondiam por apenas 30 horas ou 1% do currículo; as atividades formativas, por sua vez, exigiam 80 horas ou pouco mais de 2% do currículo.

Projeto Pedagógico do Curso 2023

Projeto Pedagógico do Curso 2015

Plano de Desenvolvimento Institucional 2022 – 2026

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300