Licenciatura em Educação Física
Modalidade: Presencial
Regime: Semestral
Número total de vagas/ano: 35 vagas
Carga horária total: 3300 horas
Turno de funcionamento: Noturno
Prazo de integralização curricular: mínimo de 08 e máximo de 12 semestres.
Coordenador: Evaldo José Ferreira Ribeiro Junior
Vice-coordenador: Carlos Augusto Euzébio
E-mail: coordenacao.eflitoral@ufpr.br | telefone: 41-99147-4861
Assessora: Jacqueline Coelho Martins
E-mail da Câmara: camara.ef@ufpr.br | telefone: 41-98443-5586
APRESENTAÇÃO
O objetivo do curso é formar licenciados em Educação Física identificados com os princípios da Educação Básica e com as atribuições político pedagógicas comprometidas coma a análise crítico-reflexiva da realidade social, de suas demandas e de seu papel profissional na sociedade. Propõe uma formação com interlocução com práticas pedagógicas e profissionais em ambientes educacionais (escolas e demais organizações sociais) que priorizem a Educação Física, o Esporte e o Lazer em interface com as áreas relacionadas ao meio ambiente. O currículo do curso é constituído por saberes multidisciplinares, contemplando as práticas corporais, os conhecimentos pedagógicos, socioantropológicos, biológicos e científicos tecnológicos.
FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS – FTP’s/INTERAÇÃO CULTURAL E HUMANÍSTICA – ICH/PROJETO DE APRENDIZAGEM – PA
A organização da estrutura curricular do curso de Educação Física estrutura-se em três fases do processo de aprendizagem, articulando-se explicitamente com o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Setor Litoral da UFPR. Na primeira fase o foco principal está relacionado ao objetivo de “conhecer e compreender”; na segunda fase relaciona-se a “compreender e propor”, diretamente relacionado ao aprofundamento teórico e prático do objeto do curso; já na terceira e última fase, o curso concentra-se mais na atuação prática, seu objetivo norteador está relacionado ao “propor e agir”.
Tal desenho curricular, que preconiza a organização das atividades didáticas a partir da metodologia do trabalho por projetos, permite que o educando construa o
seu aprendizado integrando diversas áreas do conhecimento afetas aos conteúdos programáticos necessários à formação do licenciado em Educação Física, o que implica na definição de um currículo flexível e, sobretudo, dinâmico. O desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem, Fundamentos teóricos-práticos e as Interações Culturais e Humanísticas buscam articular os objetivos de cada fase, bem como o projeto de aprendizagem do estudante.
Atualizado em 03/12/2024