Entre os dias 5 e 9/12/2023, o Prof. Fabio Messa e a estudante Maria Izabel Bandil apresentaram o trabalho Projeto de Ginastica Geral Mobiliza Funcionarias Terceirizadas da Limpeza no 10 CONGPT – Congresso Brasileiro de Ginástica para Todos, promovido pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Caldas Novas.
Esta pesquisa foi realizada durante os anos de 2022 e 2023, a partir de observação participante das aulas ministradas para a comunidade, nas 3as, 4as e 5as feiras, as 11h e as 17h, na sala Tereza Urban, no Setor Litoral.
Originalmente o objetivo geral do projeto é considerar teorias e metodologias da ginastica no processo
de ensino aprendizagem, num formato de ginastica de academia, elucidando os fundamentos básicos e destacando as qualidades físicas nos movimentos, para os licenciandos em EF e sua aplicação prática para a comunidade de Matinhos.
Já os objetivos da pesquisa apresentada foram: caracterizar a clientela da ginástica; elaborar e vivenciar as diferentes atividades gímnicas com o grupo de frequentadores/as. Além da integração e socialização, o projeto desenvolveu atividades analíticas e críticas sobre o feedback d@s praticantes.
Percebeu-se que há uma grande demanda da comunidade em se envolver com atividades físicas periódicas na universidade. E só mesmo com essa relação estabelecida entre os estudantes e a comunidade é que se pôde atingir um impacto significativo no âmbito social. A abrangência do público tem sido até hoje bem peculiar, pois agrega estudantes de vários cursos, docentes, técnicos administrativos, funcionárias terceirizadas da limpeza e comunidade em geral.
Um fenômeno que chamou a atenção foi o fato de a maioria das participantes das aulas serem mulheres servidoras e terceirizadas da limpeza, que atuam na UFPR Litoral. Esse foi um dos motivos que impulsionou a pesquisa.
Questionaram as motivações dessas mulheres ao praticar atividade física com intensidade
moderada a alta, depois de longa e exaustiva jornada de trabalho. E quais seriam os objetivos
ao realizar a prática e do que mais gostavam nas aulas.
O feedback tem sido significativo, o grupo tem conquistado a aderência e fidelidade das frequentadoras, desenvolvendo a integração social, a saúde e o bem-estar.
O grande proveito que tiveram na participação do evento em Goiás foi o de compreenderem a Ginástica para Todos (GPT) como área de pesquisa e conhecimento, a amplitude de suas ações na esfera social, a qualificação dessas manifestações culturais na sociedade contemporânea por meio do movimento.
Compreenderam que a GPT é uma atividade coreográfica que agrega elementos das ginasticas acrobática e rítmica, numa perspectiva artística.
Tiveram a oportunidade de fazer minicursos, assistir mesas-redondas e noites de apresentações artísticas.
E evidentemente também aproveitaram para se divertir nos parques aquáticos.