Fundamentos do Tai Chi Chuan são compartilhados com turmas do fundamental

Nas manhãs e tardes dos dias 1, 2, 8 e 9/9, o Grupo LicenciarPraticas Corporais Alternativas na Escola – ministrou novas oficinas para as turmas do ensino fundamental – de 6 a 9 ano – dos professores Raphael Pauperio e Daniela Scramim, na Escola Estadual Cívico-Militar Abigail Santos Corrêa, em Matinhos.

Desta vez as bolsistas propuseram atividades que evidenciavam a transição da prática da Yoga para os fundamentos do Tai Chi Chuan. Inicialmente as turmas foram percebendo os aspectos comuns entre as duas práticas, principalmente no que se refere aos movimentos de alongamento e aquecimento.

O grupo exibiu um painel de slides que caracterizava historicamente o Tai Chi, especificando suas origens por similitude à movimentação do combate entre um réptil e uma ave. Foram comentados os elementos simbólicos que representam a prática.

Na semana seguinte, foi aplicado um breve quiz de 10 questões para que as turmas revisassem algumas informações. Foi exibido também um trecho de vídeo demonstrativo de uma sequencia de movimentos que podem ser executados na posição sentada. E logo partiram para a demonstração de alongamentos e movimentos específicos.

As turmas deram um excelente feedback para o grupo na realização dos movimentos. Tanto @s que estavam presentes na sala de aula quanto @s que estavam em casa assistindo remotamente envolveram-se nos exercícios.