Nesta 5a feira, dia 27/05, às 14h30, pelo Teams, o Prof. Fábio Messa reuniu-se com as bolsistas e voluntárias recém-selecionadas para fazerem parte de um dos Projetos Licenciar do curso. Já foram dados os primeiros passos nas etapas de planejamento e construção de cronograma de atividades.
O projeto Práticas Corporais Alternativas na Escola – desafios para o ensino remoto vai destacar os fundamentos e movimentos dessas práticas para sua aplicação na educação física escolar por via remota, a partir de um olhar sociocultural sobre os diferentes tipos de ginasticas e das diferentes abordagens de práticas corporais alternativas, que tangenciam as terapias corporais. O grupo vai intervir em aulas de educação física, oferecendo atividades no formato de Oficinas do Corpo/ Educação do Corpo, levando em conta a conjuntura pandêmica, para difundir o conhecimento sobre as praticas e promover benefícios psicofísicos aos estudantes, na perspectiva do bem viver.
Considerando que as escolas têm conduzido suas atividades de forma remota, o grupo do projeto considera mais do que providencial uma abordagem peculiar da Educação Física, de tal forma a priorizar não exatamente o dispêndio de energia e o gasto calórico, mas motivar formas de relaxamento, alongamento e exercícios respiratórios.
Sabe-se que muitas destas práticas corporais são oriundas de métodos alternativos e holísticos, que tangenciam o que se conhece como terapias corporais. Nesse sentido, o projeto pretende levar ao conhecimento dos escolares técnicas exequíveis de terapias corporais que, de certa forma, possam abrandar os níveis de tensão emocional. Para isso serão produzidas breves sequências audiovisuais (síncronas e assíncronas) com exercícios que constituam unidades didáticas que priorizem métodos como: Ginástica Natural e Holística, Bioenergética, Biomecânica Existencial, Antiginástica, Somaterapia, Terapia Reichiana, Eutonia, Self-Healing, Tai-Chi-Chuan, Yoga, Feldenkrais e Rolfing.
Um dos objetivos gerais do projeto é fazer @s estudantes de licenciatura em Educação Física compreenderem as concepções das práticas corporais alternativas, para fazerem desses conhecimentos uma possibilidade de conteúdo para a Educação Física Escolar. Essas práticas alternativas contrapõem-se, por princípio e definição, ao conteúdo das práticas tradicionais que geralmente buscam e promovem valores como a competição e a comparação de desempenhos, esquecendo-se de outros valores significativos como a cooperação, o respeito mútuo e a justiça.
O grupo está bem diversificado, com estudantes de diversos períodos do curso: Thaynná dos Santos (2019), Luciana Perini (2018), Jacqueline Morais (2020), Luciane Aguiar(2019) e Kerollen Policarpo(2019).
Quem tiver interesse em agregar-se como voluntário(a) pode entrar em contato pelo e-mail: fabiomessa@ufpr.br