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Crianças e famílias falam sobre a pandemia e aulas remotas

Como parte das atividades de pesquisa sobre infâncias e territórios, desenvolvidas na UFPR Litoral, crianças e famílias estão sendo convidadas a opinar sobre a situação da pandemia, suas rotinas e a experiência das aulas remotas, adotadas em grande escala no estado do Paraná.

Segundo a equipe do Projeto Territórios urbanos e oferta de programações esportivas, coordenada pelo Prof. Dr. Luís Eduardo Thomassim (Educação Física), com a parceria da Profa. Dra. Marisete Hoffmann Horochovski (Administração Pública), a pesquisa é voltada a conhecer as experiências das crianças fora do turno escolar. Mas o relato a respeito das dificuldades e angústias do momento atual passou a ser uma necessidade de famílias e também das crianças que colaboram do projeto. Isso estimulou-os a ampliar a interlocução sobre essa realidade com um grupo maior de pessoas. Por meio da comunicação via WhatsApp, crianças e familiares estão sendo convidadas a dar seu depoimento.

Para Thomassim, a proposta dessa iniciativa é “analisar todos os relatos em conjunto com as famílias e preparar uma forma para apresentá-los para as escolas e gestores de educação da região do litoral”. A ideia é a de conhecer a opinião das crianças e suas famílias e que a comunidade participe da avaliação de possibilidades e estratégias para superar dificuldades e para reforçar formas de relações construtivas entre crianças, famílias e escolas neste contexto de pandemia.

As informações levantadas pelos relatos somam-se aos dados já coletados, desde 2019, sobre as experiências das crianças em suas rotinas fora da escola. Na fase anterior da pesquisa, o propósito foi identificar e mapear a rede de instituições, programações e experiências acessíveis às crianças em certos territórios urbanos. Também foram identificadas as atividades informais que se fazem presentes no cotidiano das crianças.

O foco das análises sobre esses dados, originalmente, é a compreensão de como políticas de proteção e de promoção de direitos se fazem presentes e acessíveis para as crianças nos territórios em que vivem. Os dados preliminares já apontam que há diferenças significativas entre os bairros estudados, quanto a rede institucional acessível às crianças, com programações de contra-turno ou serviços, que atuem de forma mais ou menos articulada ou complementar ao atendimento escolar. É nesse sentido que a pesquisa se depara com as preocupações quanto à proteção social e ao ensino remoto durante a pandemia.

Mesmo que a análise das aulas remotas não seja exatamente o objetivo original da pesquisa, os usos do tempo fora do turno escolar e as oportunidades acessíveis às crianças no território em que vivem, ilustram que, em relação ao ensino remoto, as desigualdades em jogo estão muito além do acesso ou não a equipamentos e rede internet. Conforme, Thomassim, estudos já apontaram que existe uma relação entre as chamadas desigualdades educacionais e as rotinas e usos do tempo fora do turno escolar das crianças, seja observando-se o ambiente familiar e doméstico, seja no acesso a outras atividades formativas não curriculares.

Saiba mais sobre o Projeto TERRITÓRIOS URBANOS E OFERTA DE PROGRAMAÇÕES ESPORTIVAS

É um estudo comparativo de contextos urbanos diferentes entre si, localizados em cidades e regiões distintas do estado do Paraná, reconhecidas pela oferta de programações de esporte e de lazer. Em cada uma das cidades a investigação é realizada em territórios populares de alta densidade populacional e com programas de esporte e lazer em desenvolvimento vinculados, ao menos, a uma das esferas de governo (municipal, estadual ou federal). O objeto de análise em cada uma destas realidades é o conjunto de fatores contextuais que envolvem a implementação de políticas públicas de promoção do esporte e do lazer, apreendidos ao menos em quatro dimensões: 1) o conjunto de programas e ações sociais voltadas ao esporte e lazer existentes em cada território; 2) as práticas institucionais de abordagem e relacionamento com a população; 3) o envolvimento das escolas públicas locais na promoção de programas de esporte e lazer ou no acesso dos estudantes a esses; 4) as dinâmicas de interação da população local com as programações de esporte e lazer ofertadas.

A proposta sustenta-se na necessidade de as pesquisas superarem certas dificuldades que limitam compreensão das dinâmicas sociais que pesam sobre a implementação, funcionamento e resultados dos programas e políticas sociais. Investiga dimensões contextuais e relacionais da implementação de programas de esporte e lazer, bem como difusão e proposição de metodologias que apreendam este aspecto relacional como possibilidade das análises de programas.

Questão de pesquisa: Quais dinâmicas contextuais e relacionais exercem/tem exercido influência direta sobre os processos de implementação de programas vinculados a políticas de esporte e de lazer em territórios urbanos de alta densidade populacional?

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