Coordenação: MaurÃcio Cesar Vitória Fagundes
Contato: cursogestao2014@gmail.com
Forma de oferta: semi-presencial
Carga horária: 380 horas (Presencial: 70% e a distância: 30%)
Periodicidade de oferta: sem periodicidade definida.
Sobre o curso
O presente Curso entra em sua terceira edição vem se reafirmando na parceria Univeridade-Escolas, por meio de relações estabelecidas em diferentes municÃpios, com os professores, Secretarias Municipais de Educação, Núcleos Regionais de Educação e Secretaria Estadual de Educação. Desses contatos foram levantadas as demandas da região do Litoral e do Vale do Ribeira no que diz respeito a Formação dos professores da rede pública de educação, inicialmente dos catorze municÃpios, sete municÃpios do Litoral do Paraná (Guaraqueçaba, Paranaguá, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes, Matinhos e Guaratuba) e sete municÃpios do Vale do Ribeira (Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Adrianópolis, Tunas do Paraná e Bocaiúva do Sul). Nesta edição a proposta é avançar em municÃpios como Pinhais, Almirante Tamandaré e Campo Magro. A trajetória desta formação tem se mostrado muito profÃcua na perspectiva da aproximação dos sistemas de ensino em que a aprendizagem tem se constituÃdo em um fazer que dialético de descobrimentos mútuos e múltiplos. Estes conhecimentos tem enriquecido a formação dos professores da rede, bem como tem nos possibilitado repensar paradigmas epistemológicos e de práxis.
Nossa perspectiva de formação reside na possibilidade de fortalecer a rede de formação, porém com acento principal nos professores desses municÃpios, com os quais temos o compromisso de fortalecer sua ação e seu empoderamento como forma de melhor qualificar sua ação para o enfrentamento dos seus desafios cotidianos apresentados em seus municÃpios. Em assim sendo, entendemos ser fundamental dialogar com esses professores para desenvolver conteúdos de forma contextualizada por meio das diferentes realidades de seus municÃpios, como possibilidade de reorganizar, sistematizar e reconstruir os conhecimentos das áreas da Diversidade, Inovação metodológica, Educação Infantil e Inclusão à luz dessas realidades.
O Curso é desenvolvido em duas fases: a primeira de fundamentação e planejamento e a segunda de multiplicação dos saberes com os professores da rede pública de ensino, onde cada educador cursista da primeira fase organiza um grupo de 20 professores em sua cidade e realiza a multiplicação dos saberes.
As aulas são desenvolvidas, preferencialmente, aos sábados.
Módulos do curso:
1. Educação Inclusiva
2. Inovação Metodológica
3. Educação do Campo
4. PolÃticas de Gestão e a Territorialidade da Escola