As ações de pesquisa desenvolvidas pelo LabMóvel visam à produção do conhecimento dentro do contexto regional do litoral paranaense, e consequentemente da Mata Atlântica. A pesquisa, além de ser uma via para a construção de conhecimento e informações, é base para o progresso humano no mundo científico. Desta forma o programa procura discutir a realidade do risco ambiental para as comunidades da região, ressaltando a necessidade da preservação ambiental e buscando o acesso da comunidade ao conhecimento.
O Curso de Licenciatura em Ciência da UFPR Litoral, como proposta metodológica alternativa de aprendizagem para o ensino superior, se constitui com propósitos nas ações educacionais que articulam e que possam fomentar a região na qual se instala, propondo uma experiência curricular no Paradigma Emancipatório.
Deste modo, nas proposições de planejamento educacional busca-se pela eficiência acadêmica, integrando a formação profissional, humana e cidadã na socialização do conhecimento. E nessa busca, a Universidade pública, gratuita, de qualidade e comprometida socialmente, consolida a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
A indissociabilidade, nesse caso, se estrutura pedagogicamente concebendo a construção do conhecimento como uma totalidade articulada aos diferentes espaços pedagógicos, dialeticamente se constituem e organizam o Curso de Licenciatura em Ciências. Ao compreender a formação como totalidade concreta, admite-se que sua constituição se dá no conjunto das relações sociais do mundo presente.
E, para atender essas primícias, os estudantes são incentivados a perceber criticamente a realidade, compreender os diversos aspectos que a estruturam e a estabelecer ações nas quais a busca pelo conhecimento se encontra com situações da realidade local, configurando relações entre pessoas, saberes e instituições, entre elas a UFPR Litoral e a comunidade da região litorânea. Tais ações podem contemplar uma diversidade de possibilidades, aliando o aprofundamento metodológico e científico aos saberes locais.
Essas, integradas à matriz curricular e à organização da pesquisa, com vistas a uma atuação transformadora, volta-se para os interesses e necessidades da população. A qual, propicia o desenvolvimento social e regional e do aprimoramento das políticas públicas educacionais, culturais, científicas, tecnológicas, promovendo a interação com outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a extensão.
O como fazer e o que fazer têm intencionalidade e compromisso aos atos educativos construídos coletivamente e assumidos em planejamentos participativos, criado interdisciplinarmente na diversidade técnico-metodológica.
Dessa forma, através das ações e atividades, visa sensibilizar e despertar a comunidade acadêmica para a compreensão da complexidade das questões que fazem a transformação da realidade, as quais ampliam e aprofundam os debates sobre temáticas que instigam e desafiam as competências acerca de processos pedagógicos, os quais interrogam e questionam os diversos espaços e momentos que envolvem e articulam as expressões sociais e as sensibilidades humanas.
A intenção do processo educativo é o desenvolvimento integral, não apenas no aspecto técnico intelectual, mas também nos aspectos afetivos, cognitivos e sociais, em uma perspectiva emancipatória e de protagonismo de seus sujeitos e de suas coletividades. O papel dos conteúdos e tempos está intrinsecamente conectado com a participação dos indivíduos como sujeitos de processos culturais, econômicos e acadêmicos da sociedade e das instituições de educação. O grau de direção se restringe em criar as condições para que se operem as interações nos diferentes espaços curriculares e em sustentar o papel da crítica e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Desse modo, a articulação entre as três fases temporais, conhecer e compreender; compreender e propor, e propor e agir, possibilita, na formação do licenciado em Ciências, a interação com o contexto local com a fundamentação teórica e técnica, para amadurecimento da profissão de forma crítica e reflexiva e o desenvolvimento de atividades e ações na realidade com capacidade de transformá-la.
Projetos de Pesquisa do Curso:
Projeto: Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel)
Coordenador/Colaboradores do Projeto: Prof. Dr. Rodrigo Arantes Reis / Prof. Dr. Emerson Joucoski
Link do Projeto: http://www.labmovel.ufpr.br
Projeto: Educação em Solos
Coordenador/Colaboradores: Valentim da Silva