Modalidade: Presencial
Regime: Semestral
Número total de vagas/ano: 35 vagas
Carga horária total: 3250 horas
Turno de funcionamento: noite
Prazo de integralização curricular: mínimo de 8 e máximo de 12 semestres
Diploma concedido: Licenciado em Ciências
A proposta educacional do curso se efetiva através dos fundamentos teórico – práticos, dos projetos de aprendizagem e das interações culturais e humanísticas. Em todas as fases do curso o estudante tem contato direto com a realidade da educação pública local. Além disso, é colocado em situações que propiciam a construção do conhecimento integrado da área de Ciências com a área dos fundamentos da educação pública e suas implicações culturais, humanas e éticas. A partir dessa experiência, o aluno propõe e executa ações integradas no Ensino de Ciências, transformando-se em agente emancipado e emancipador, com possibilidades de contribuir com a melhoria da realidade local.
O profissional licenciado em Ciências estará capacitado, principalmente, para atuar como professor no ensino fundamental em escolas públicas e privadas, trabalhando interdisciplinarmente, estimulando o raciocínio crítico e a criatividade dos estudantes no que se refere às questões fundamentais das ciências naturais e da educação. Esse professor poderá contribuir com a construção do conhecimento dos estudantes com ênfase na realidade local, levando em consideração a diversidade e a pluralidade.
Depois de formado, o egresso poderá atuar como professor no Ensino Fundamental e terá competências para atuar na comunidade, planejar e executar projetos científicos e educacionais em instituições públicas, privadas e de terceiro setor.
Teses de doutoramento
2017. MENGARELLI, Rodrigo Rosi. Inovação Curricular Universitária: O constante processo de constituição político-pedagógica da UFPR Litoral e os desafios na formação de seus atores. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. 169p. . Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20729>. Acesso em: 20 set. 2019.
2016. MATUCHESKI, S. Diferenciação e padronização: um estudo sobre o Litoral da Universidade Federal do Paraná. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Rio Claro: Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2016. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/146715>. Acesso em: 20 set. 2019.
2015. JOUCOSKI, E. Desenvolvimento profissional e inovação curricular na licenciatura em ciências da UFPR Litoral. Tese (Doutorado em Interunidades em Ensino de Ciências). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-12112015-103635/pt-br.php>. Acesso em: 20 set. 2019.
2015. CANZIANE, T. M. Análise da perspectiva integrada do currículo flexibilizado na Licenciatura em Ciências da Universidade Federal do Paraná – Litoral. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032016-151119/pt-br.php>. Acesso em: 22 maio. 2019.
2014 . FRANCO, E. K. Movimentos de mudança: um estudo de caso sobre inovação curricular em cursos de Licenciatura da UFPR Litoral. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9770>. Acesso em: 19 set. 2019.
2013. COUTO, L. P. A pedagogia universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: por uma cultura da docência e construção da identidade docente. 2013. USP, São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13082013-164438/pt-br.php>. Acesso em: 13 nov. 2013.
2012. PEREIRA, C. A. Processo de formação de professores universitários engajados no currículo por Projetos da Proposta Integral de Educação Emancipatória da UFPR Litoral. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Universidade Católica de São Paulo, 2012. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9683>. Acesso em: 20 set. 2019.
2009. ALENCASTRO, Lucia H. Concepções de estudantes sobre os projetos de aprendizagem no ensino superior. Dissertação (Mestrado em Educação) Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2009. Disponível em: <http://www.ppge.ufpr.br/teses/M09_alencastro.pdf >. Acesso em: 20 set. 2019.
Dissertações de Mestrado:
2019. DOMICIANO, Tamara. Enfoque CTS no curso de licenciatura em ciências da UFPR Litoral. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2019. Disponível em: <https://hdl.handle.net/1884/60389>. Acesso em: 22 maio. 2019.
2017. PICON, B. DA S. P. Licenciatura em Ciências no contexto da UFPR Litoral: processos identitários na formação inicial docente. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2017. Disponível em: <http://www.exatas.ufpr.br/ppgecm/wp-content/uploads/sites/27/2017/09/088_BrunodaSilvaPivaPicon.pdf>. Acesso em: 20 set. 2019.
2013. RAMALHO, P. F. N. Licenciatura em Ciências na UFPR Litoral: um laboratório, vidas, experiências. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2013.
2011. HAMERMÜLLER, D. O. Possibilidades e limites do exercício da autonomia dos estudantes na UFPR Litoral: os projetos de aprendizagem em foco. 2011. Paraná, 2011. Disponível em: <http://www.ppge.ufpr.br/dissertacoes%20m2011/m2011_Douglas%20Ortiz%20Hamerm%C3%BCller.pdf>. Acesso em: 20 set. 2019
2008. FRANCO, E. K. Currículo por projetos: inovação do ensinar e aprender na educação superior. Dissertação (Mestrado em Educação). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. Acesso em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10096>. Disponível em: 20 set. 19.
Periódicos indexados:
2018. KELLER-FRANCO, E.; MASETTO, M. T. Formação docente em processos de mudança: Análise de uma proposta de inovação curricular em cursos de licenciatura. Revista Portuguesa de Educação, v. 31,n. 2, p. 153–174, dez. 2018. Disponível em: < https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/14592>. Acesso em: 20 set. 2019.
2016. NICOLODI, Suzana Cini Freitas; SILVA, Valentim da. Formação de professores e formação humana: não é só necessária, mas possível. Educar em revista. Curitiba, n. 61, p. 107-126, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000300107>. Acesso em: 20 Set. 2019.
2016. DA SILVA, L. E.; SILVA, L. M. O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 237–249, 16 nov. 2016. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1915>. Acesso em: 1 dez. 2016.
2014. WANZINACK, Clovis; SIGNORELLI, Marcos Claudio. Expansão do ensino superior federal e desenvolvimento regional: o caso da Universidade Federal do Paraná no litoral paranaense. Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, Florianópolis, p. 286-307, maio 2014. ISSN 1983-4535. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2014v7n2p286>. Acesso em: 20 set. 2019.
2013. SILVA, L. M.; BRIZOLLA, F.; SILVA, L. E. da. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em Ciências da UFPR Litoral: desafios e possibilidades para uma formação emancipatória. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 237, p. 524–541, 2013. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/2388>. Acesso em: 3 set. 2013.
2011. COUTO, L. P. A pedagogia universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: o caso da UFPR-Litoral. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 3, n. 6, p. 220–235, 2011. Disponível em: <http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/189>. Acesso em: 20 set. 2019.
2010. BRIZOLLA, F.; SILVA, L. M.; FAGUNDES, M. C. V. Ousadia emancipatória no ensino superior: relato de uma experiência didática no Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 229, p. 584–603, 2010. Disponível em: <http://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/15.pdf>. Acesso em: 20 set. 2019.
Artigos:
Livros:
SILVA, Lenir Maristela; LAUTERT, Luiz Fernando de Carli; NICOLODI, Suzana Cini Freitas; SILVA, Valentim da (Orgs.). Educação emancipadora: 10 anos do curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral. Curitiba – PR: Editora da UFPR, 2020(Série pesquisa, 382, Educação-emancipadora_10-anos_Digital.pdf). Disponível em: http://www.editora.ufpr.br/wp-content/uploads/2020/12/Educa%C3%A7%C3%A3o-emancipadora_10-anos_Digital.pdf. Acesso em: 23 dez. 2020.
São compromissos assumidos historicamente pela universidade brasileira a educação e a formação de jovens e adultos em termos de profissionalidade. Uma formação em nível superior constitui-se, em geral, em uma formação calcada em conhecimentos historicamente produzidos nos mais diversos âmbitos da filosofia, das ciências e das tecnologias bem como articulada a uma necessária interlocução com as práticas cotidianas de vida e de trabalho.
Estes conhecimentos teóricos e práticos que possuem “corpus específicos”, conforme cada área, mas que se inter-relacionam dialeticamente, devem ser desenvolvidos sob a perspectiva da interdisciplinaridade e que está sendo assinalada aqui como a viga mestra deste trabalho de formação acadêmica.
Assim, em relação à formação para a docência para o ensino fundamental compreendemos que a universidade, além de desempenhar seu papel como agente educativo e formativo, tem a responsabilidade de articular e desenvolver um trabalho educativo com as demais instituições educacionais, daí nossa proposta de formação didático-pedagógica inserir a relação teoria-prática educativa desde o início da formação acadêmica.
A flexibilização assim entendida pode, pois, ser a condição de efetivação de um currículo não rígido, não disciplinar, onde não haja dicotomia entre teoria e prática e, sobretudo, considerando as experiências vivenciadas pelos acadêmicos. Desta maneira, a flexibilização assim considerada, trabalha o conhecimento de forma a explicitar as inter-relações das diferentes áreas, de modo a atender os anseios de fundamentação tanto acadêmica como de ação social, reconhecendo assim os caminhos com diferentes trajetórias que apontam para a complementaridade dos saberes.
Nessa visão não há lugar para a inter-relação, a interdisciplinaridade, estando sim referenciada na concepção de currículo como o conjunto articulado de conhecimentos e saberes historicamente construídos e em construção que fazem parte do processo de formação pessoal e profissional como um todo desenvolvido na universidade.
Dentro desta proposta, se encontram os fundamentos educacionais, os conhecimentos historicamente construídos pela ciência e pelas populações tradicionais acerca da natureza e com ela e o exercício prático em sala de aula (estágio supervisionado) ou dentro dos componentes curriculares (atividade de campo, laboratório, seminários e aulas simuladas). O curso, entretanto, não separa o currículo nestes termos precisamente por compreender que o tempo todo em todos os módulos todos estes elementos são pensados juntos. Não se pode pensar a psicologia da educação desvinculada da história da ciência, da prática em sala de aula e do mundo natural em que nos encontramos.