O Memorial Acadêmico é um documento de sistematização e reflexão dos processos formativos pelos quais o estudante ou a estudante passou ao longo de toda a sua trajetória. Isso compreende as aprendizagens construídas nos FTP, suas interações na ICHs e o desenvolvimento dos sucessivos projetos de aprendizagem (P.A.) e as experiências dos estágios curriculares obrigatórios. Mas também pode compreender projetos de extensão e de pesquisa, trabalhos comunitários, culturais, esportivos, experiências com outros cursos e modalidades de ensino. O memorial acadêmico, portanto, é um documento obrigatório, assim como a sua publicização e apresentação na Semana de apresentação de memorial acadêmico (SAM) a ser realizada todo semestre. Tal documento precisa projetar a pessoa formada ao caminho que a tornou docente.
A construção do Memorial Acadêmico deverá ser orientada de maneira a privilegiar o registro das memórias, experiências, vivências e reflexões que se mostraram fundamentais na formação do futuro profissional, refletindo seus pensamentos e sentimentos, de forma a compartilhar com o público o conhecimento que foi produzido no cotidiano educacional do licenciando.
A intenção é que ao refletir sobre a história seja possível exercitar a verdadeira práxis, na qual teoria e prática caminham juntas. Nesse sentido, o memorial acadêmico possibilitará ao seu autor ou autora a reconstrução e análise de sua trajetória acadêmica e pessoal à luz de teorias e metodologias que compuseram os percursos formativos em que esteve imerso e o encaminharam à docência.
Espera-se que o licenciando seja capaz de olhar para seu percurso formativo e aponte como o mesmo contribuiu, ou não, para o profissional que está se formando, indicando seus principais aprendizados, assim como seus maiores temores e desafios ao longo do trajeto, bem como os espaços curriculares que mais contribuíram com sua formação e reflexão.
A ideia é que o documento transpareça a reflexão crítica acerca do profissional que deseja ser e que demonstre como as vivências e experiências transformaram o estudante em professor.