XII Feira Regional de Ciências do Litoral

28 de agosto de 2023 - 8h40

A XII Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná incentiva a busca pelo conhecimento e a integração entre os vários níveis de ensino, mobilizando o interesse para as áreas das Ciências e a sua divulgação. Este evento é parte de um conjunto de ações com o objetivo de impulsionar a criatividade, a reflexão e a criticidade em estudantes da Educação Básica por meio do desenvolvimento de projetos nas diferentes áreas das Ciências e aproximando a Ciência e a Sociedade na região litorânea.

A temática do evento nesta edição de 2023 – Ciência e Oceano: rumo ao desenvolvimento sustentável – está em consonância com movimentos globais para alcançar o desenvolvimento sustentável e a conservação do Oceano e seus serviços ecossistêmicos. Entre estes movimentos destacamos a Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Década da Ciência Oceânica pelo Desenvolvimento Sustentável.

A Agenda 2030 é um plano da Organização das Nações Unidas com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para promover um mundo mais justo e sustentável, os objetivos abrangem desde a erradicação da pobreza até a ação de enfrentamento às mudanças climáticas. No contexto do evento, a Agenda 2030 serve como inspiração, incentivando a discussão sobre como nossas ações se alinham a esses objetivos globais, visando contribuir para um futuro melhor para todos. Como parte da Agenda, temos o olhar e iniciativas globais para o ODS 14 – Vida na água, na Década da Ciência Oceânica, que busca promover a compreensão, preservação e uso sustentável do oceano e seus recursos ao longo da década, unindo esforços para destacar a relevância deste ecossistema em nossas discussões e ações, em linha com um futuro mais saudável e equilibrado para todos.

O tema está integrado, ainda, à 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), um conjunto de eventos nacionais para mobilizar a população e a valorização da ciência promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, cuja temática de 2023 é Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável. Assim, promove-se a integração da SNCT às iniciativas globais de engajamento e fortalecimento de todas as esferas rumo ao desenvolvimento sustentável, ou seja, associando práticas ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.

É com imensa satisfação que a organização da XII Feira Regional de Ciências do Litoral Paranaense convida toda a comunidade para participar desse importante evento científico!

🗓 Inscrições e submissões de 18 de agosto a 17 de setembro de 2023
🗓 A Feira ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2023
🏛 UFPR Litoral, em Matinhos, Paraná
✏️ Edital, link de inscrição e submissão clique aqui