Universidade na Escola: UFPR e ensino médio

29 de dezembro de 2022 - 16h06

A apresentação dos resultados do primeiro ano de atividade do projeto de extensão coordenado pela Integra/UFPR, denominado “Universidade na Escola: Democratização do Acesso ao Ensino Superior”, mostrou os impactos da atuação do projeto em 49 colégios de ensino médio nas microrregiões de atuação da UFPR no interior e litoral do estado.

Com o principal objetivo de reduzir as distâncias de comunicação entre ensino médio das escolas públicas ao ensino superior e, como consequência, permitir o enfrentamento à ociosidade de vagas nos cursos de graduação dessas localidades, o projeto prioriza, como método, a qualidade da interação com o público secundarista, ao abordar temas diversos sobre a experiência da vida acadêmica e as diferentes ações de fomento ao acesso e permanência estudantil.

Com participação direta e indireta de servidores, bolsistas e voluntários, foram realizadas interações em 49 escolas de ensino médio de 20 municípios pertencentes às microrregiões de atuação dos campi e setores da UFPR no interior e litoral. Foram totalizadas interações com 2.636 estudantes, que correspondem ao mesmo número de questionários aplicados ao final de cada atividade do projeto nas turmas dos colégios.
(continua…)

Clique e veja a matéria completa!
(Fonte: Sucom/UFPR)