A Seção de Atenção e Promoção da Saúde (SAPS), preocupada com a epidemia de Dengue que assola o Brasil, inclusive o Paraná e a região litorânea, vem neste mês de março informar sobre os sinais/sintomas e a prevenção da Dengue.
SINAIS/SINTOMAS
- febre alta (39° a 40°C)
- dor de cabeça
- dor muscular e nas articulações
- fraqueza
- dor atrás dos olhos
- coceira
- manchas avermelhadas sob a pele
- náuseas e vômitos
Havendo esses sinais/sintomas procure um médico ou serviço de saúde para tratamento e diagnóstico. Os sintomas da Dengue são semelhantes aos da Covid, A AUTOMEDICAÇÃO NUNCA DEVE SER FEITA… POR QUE, ALÉM DE AGRAVAR O QUADRO CLÍNICO, PODE LEVAR A MORTE. Havendo qualquer sintoma a recomendação é HIDRATAÇÃO ABUNDANTE até o diagnóstico e tratamento definitivo.
PREVENÇÃO
Uso de repelente! A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendam que o repelente deve conter uma das seguintes substâncias:
- Icaridina 20-25% – duração de dez horas
- DEET 10-15% – duração de seis a oito horas
- IR3535 – duração de até quatro horas
Mas atenção! O repelente não deve ser usado mais de três vezes ao dia, para se evitar intoxicação e deve ser observado a idade indicada. Além do cuidado pessoal, as ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos – que possam acumular água – ajudam a combater a Dengue.
Vamos fazer a nossa parte!
(com informações de Jacir de Oliveira Morais/SAPS, revisado por Luís Fernando da Costa Júnior/SECOM)