UFPR Litoral sediou IX Enecamb 2025

 13 de outubro de 2025 - 16h16

Durante os dias de 05 a 12 de outubro de 2025, a UFPR Litoral em Matinhos PR foi o palco do IX Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Ambientais (ENECAMB), com o tema “Renascer e continuar: entre a Serra e o Mar”. Participaram estudantes, pesquisadores, comunidades tradicionais, movimentos sociais de várias regiões do país em uma semana de atividades socioambientais, trocas de conhecimento e debates sobre o futuro do planeta e da profissão. 

As mesas de discussão promoveram reflexões sobre territórios, justiça socioambiental e resistência, destacando que não existe defesa da natureza sem os povos que dela fazem parte. Com uma programação diversificada, o ENECAMB promoveu o diálogo entre ciência, comunidade e meio ambiente, fortalecendo o compromisso coletivo com a sustentabilidade e a transformação social. 

A abertura do evento, no dia 05, foi marcada por apresentações culturais, homenagens e pelas falas da comissão organizadora e da direção do Setor Litoral. Em seu pronunciamento, a diretora do Setor Litoral, professora Vanessa Andreoli, destacou o protagonismo estudantil e reforçou a relevância do encontro para o território. “O litoral do Paraná abraça vocês como ele nos abraçou nesses 20 anos de atuação da UFPR aqui. É um orgulho ver o comprometimento dos estudantes em um evento que traduz o espírito extensionista e transformador da nossa universidade”, afirmou.

Vanessa também ressaltou a formação crítica e social proporcionada pela UFPR Litoral, cuja proposta político-pedagógica, inspirada em Paulo Freire, promove uma educação emancipadora e conectada com as comunidades locais. “A Universidade pública tem a função social de fortalecer as lutas por direitos e pela melhoria da qualidade de vida. Nossas pesquisas precisam nascer de demandas reais e devolver resultados concretos à sociedade”, destacou.

O ENECÂMBI contou com apoio institucional da UFPR e parcerias com o Instituto Água e Terra (IAT), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto ALG, Mandatos dos Deputados Goura (Estadual) e Carol Dartora (Federal) e a empresa Paranaguá Saneamento. A programação incluiu mesas de debate, apresentações de trabalhos, vivências em comunidades e atividades culturais, consolidando o evento como um espaço de articulação nacional entre estudantes, pesquisadores e movimentos sociais.

Ao final, a comissão organizadora agradeceu aos monitores, técnicos e docentes que colaboraram para o sucesso da iniciativa, reforçando o sentido coletivo que permeia o evento: “O ENECÂMBI é sobre construir juntos, reconhecer o território e seguir remanescendo — entre serra e mar, entre saberes e resistências.”

Rua Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, 512
Caiobá - Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000