UFPR Litoral sedia o III Conane Caiçara

28 de junho de 2018 - 18h26

Teve início nesta quinta-feira (28/07) a III Conferência de Alternativas para uma Nova Educação – Conane Caiçara. A abertura do evento contou com a presença do educador Celso Vasconcellos, do diretor do Setor Litoral, Renato Bochicchio, do professor Valdo Cavallet, ex-diretor do Setor Litoral e um dos responsáveis pela criação da Conane. A Conferência, que segue até o dia 30 de julho, tem objetivo de promover o diálogo, compartilhar e aprofundar conhecimentos e vivências em novas alternativas educacionais.

Na primeira mesa de debates participaram educadores como Marcos R. S. Vaz Pinto, que atua na rede pública municipal de Arujá no estado de São Paulo. “Propomos uma (des) formação, porque não apresentamos nenhum projeto pronto, o que torna o processo difícil, uma vez que os sistemas pedem que sejam apresentados projetos e metodologias”, explicou Marcos. Para ele, é preciso primeiro acreditar que o professor também se modifica no processo de busca por alternativas educacionais. “Trabalhamos com os professores da forma que gostaríamos que eles trabalhassem com seus alunos”, enfatizou.

Na sua fala Celso Vasconcellos alertou que o principal desafios dos educadores é não ficarem presos nem a modismos, nem a reprodução de modelos. “A escola é o espaço de aprender, se desenvolver e ser feliz”, afirmou salientado que esse é um grande desafio. Segundo ele, só é possível cumprir essas três missões, quando a educação é trabalhada com afeto, por que ele aciona o conhecimento prévio e o torna real.

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Confira abaixo a programação completa.
Mais informações – clique aqui

Confira as fotos do primeiro dia do evento