Algumas vivências na UFPR Litoral puderam ser compartilhadas com servidores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com a participação de técnico-administrativo em educação (Tae) em evento profissional.
Entre os dias 25 a 27 de outubro ocorreu a primeira edição do Seminário de Integração dos Servidores Universitários do Estado da Bahia, o I SINSUBA, no Departamento de Pós-Graduação localizado no Campus I da UNEB em Salvador/BA. O evento foi concebido e realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia, o SINTEST, em parceria com a UNEB.
O I SINSUBA contou com a participação da comunidade acadêmica da UNEB, instituição pública de ensino superior presente geograficamente em todas as regiões do Estado, espalhada em seus 26 campi. Além da UFPR Litoral outras instituições estiveram representadas como a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O objetivo do evento visou promover a integração e o diálogo de servidores públicos da UNEB e de instituições públicas de ensino superior de todo o paÃs, sobretudo por meio da troca de saberes e do conhecimento técnico-cientÃfico de profissionais da educação superior.
LuÃs Fernando da Costa Júnior, que é assistente em administração há aproximadamente 13 anos na UFPR Litoral, compôs o Comitê Técnico CientÃfico do evento e apresentou trabalho (Processos didáticos na extensão universitária como aporte para o desenvolvimento profissional da/o Tae) sobre as vivências, participação e coordenação de projetos de extensão, bem como divulgando a instituição, além do território, ao levar a saudação da diretora Elisiani Tiepolo que destacou: “em 2009, a partir do protagonismo das e dos técnico-administrativos da UFPR Litoral, ter realizado a primeira edição do SITAE, em Matinhos. A iniciativa inspirou outros colegas da UFRJ, participantes nas edições posteriores do SITAE [realizando posteriormente o SINTAE na UFRJ] que fez germinar o protagonismo dos colegas da UNEB para a realização do I SINSUBA”.
Segundo Fernando, o evento foi de fundamental importância do aspecto dialógico interinstitucional, oportunizou várias percepções como: nuances e similaridades que as instituições públicas de ensino superior caracterizam (independente do ente administrativo/mantenedor), desafios enfrentados na gestão da comunidade acadêmica, o serviço público na educação e as utopias e possibilidades para avançar na construção e consolidação de polÃticas equitativas na carreira. “Compartilhar experiências e vivências movem e dignificam nossas ações na educação, no meu caso, foi tudo de bom que a extensão propiciou para a construção humana e social que me impulsionou na vida acadêmica, para além da burocracia; agradeço ao projeto UFPR Litoral e minha professora e colega Mayra Sulzbach”, completa Fernando.
O I SINSUBA ocorre em um momento importante da UNEB, nos seus 40 anos. Nas mesas de abertura e fechamento, o evento contou com a exposição da/os Taes: Maria Souza (UNEB), Cristina Novaes (UESC), Gisele Santos (UEFS) e Gustavo Cravo (UFRJ); de Gustavo Palmeira, do DIEESE; da reitora da UNEB, Adriana Lima e do ex-reitor José Bites, que representou a Secretaria da Educação do Estado da Bahia; da diretora do Departamento de Educação I da UNEB, Carla Liane; das representantes do poder legislativo baiano, deputada estadual OlÃvia Santana e deputada federal Alice Portugal (da carreira Tae na Universidade Federal da Bahia), e dos diretores do SINTEST, Firmino Júlio e Salvador Filho.
Para Fernando, o I SINSUBA é a continuidade da disposição de Taes em construir uma educação pública plural e participativa, de fato. “Especial estar dialogando e experienciando novidades na educação e pelo aprendizado na UNEB, parabenizar a organização do evento; agradecer meus colegas pelos incentivos e colaboração para que eu pudesse participar, especialmente, as chefias e a direção setorial por compreenderem a importância do desenvolvimento laboral que eventos desse nÃvel propiciam”.
(com informações de LuÃs Fernando da Costa Júnior, revisado por William Leal/SECOM)
(fotos Danilo Oliveira/ASCOM UNEB, Evelyn Thauane Araújo Bispo/SINTEST e Gustavo Cravo/UFRJ)