SISU: confira o calendário de registro acadêmico

 30 de janeiro de 2018 - 18h03

Com a divulgação, pelo Ministério da Educação (MEC), dos aprovados para a Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2018 nesta segunda-feira (29), selecionados para graduações da UFPR precisam ficar atentos ao Registro Acadêmico, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de fevereiro em quatro campi: Curitiba, Palotina, Jandaia do Sul e Matinhos.

As datas são as mesmas reservadas para as bancas de validação de autodeclaração, cuja participação é obrigatória para os candidatos aprovados nas cotas para negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. As regras para os candidatos ao SiSU 2018 estão descritas no Guia do Candidato, publicado pela universidade no último dia 9.

Notas de corte
Com a divulgação dos aprovados pelo MEC, é possível que os candidatos observem as notas de corte das opções de curso do SiSU 2018 em instituições de todo Brasil. No caso da UFPR, uma tabela com as notas de corte, por lista de concorrência, pode ser consultada aqui. As notas de corte já foram calculadas de acordo com os pesos diferentes que algumas opções de curso da UFPR podem conferir a determinadas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou à Redação.

Chamadas nominais
Outro período importante para os não aprovados na Chamada Geral do SiSU, mas que pretendem permanecer na lista de espera, é o destinado à manifestação dessa vontade pelo candidato. Entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro, o candidato precisa usar o sistema do MEC para expressar interesse na vaga para a qual realizou inscrição em primeira opção. A manifestação é obrigatória para que o candidato participe das chamadas complementares do SiSU 2018. É pelas chamadas complementares (ou nominais) que as universidades buscam preencher as vagas remanescentes.

Como o cronograma do SiSU 2018 foi antecipado pelo MEC, a UFPR retificou as datas das chamadas complementares SiSU para que não haja conflito com a primeira chamada complementar do Vestibular 2017/2018, cujo edital está agora previsto para o dia 2 de fevereiro.

Assim, a previsão é de que o edital da primeira Chamada Pública Nominal do SiSU seja lançado no dia 27 de fevereiro, com Registro Acadêmico entre 5 e 7 de março. A divulgação do edital da 2ª Chamada Pública Nominal está programada para 15 de março, com registro nos dias 21 e 22. A 3ª Chamada Pública Nominal provavelmente terá edital lançado em 8 de agosto, com registro nos dias 14 a 16 de agosto.

Para acompanhar os novos editais, basta acompanhar a página do SiSU 2018 no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC-UFPR).

Pessoas com deficiência
Uma retificação no edital, com informações sobre os documentos necessários para a comprovação de deficiência por candidatos ao SiSU 2018, foi divulgada pelo Núcleo de Concursos (NC) da UFPR nesta segunda. Também foram informados dois modelos de documentos necessários a esses candidatos, o modelo de laudo médico e o modelo de atestado de funcionalidade — este último precisa ser assinado por médico especialista.

As determinações do edital quanto à documentação precisam ser seguidas rigorosamente pelos aprovados convocados para o Registro Acadêmico. É preciso que o candidato se certifique de quais documentos são requeridos em cada caso.

Em caso de dúvidas, é possível consultar o atendimento do NC-UFPR por formulário na internete pelo telefone (41) 3313-8800.

Vagas
A UFPR reservou 1.447 vagas para o SiSU 2018, em 109 cursos (de um total de 124), em quatro cidades (Curitiba, Palotina, Matinhos e Jandaia do Sul). Das vagas, 706 serão distribuídas entre candidatos da ampla concorrência e, 741, pelas políticas de cotas.

Fonte: SUCOM – UFPR

 

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300