Semana de ações e cuidados sobre a saúde mental

 29 de setembro de 2025 - 17h07

De 22 a 26 de setembro, a UFPR Litoral participou da Semana de Saúde Mental, organizada pela Prefeitura de Matinhos, no âmbito da campanha Setembro Amarelo. Foram realizadas diversas ações como palestras e rodas de conversa, que mobilizaram estudantes, profissionais de saúde e a comunidade local.  

Setembro Amarelo – A campanha Setembro Amarelo acontece em âmbito nacional desde 2015, quando foi criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Ela é dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. Durante o mês de setembro, diversas instituições e profissionais desenvolvem ações de conscientização, escuta e acolhimento, que visam reduzir estigmas e ampliar o acesso a informações e cuidados.  

A mobilização reuniu professores, estudantes, profissionais de saúde mental, servidores e população em geral. Além de promover trocas de saberes, o evento buscou posicionar o CAPS como espaço de produção de conhecimento articulado com a universidade e reforçar redes locais de atenção psicossocial. 

Durante a semana, foram promovidos debates, oficinas e encontros temáticos com temas como Desafios para a construção da Rede de Atenção Psicossocial em Matinhos, Saúde mental e prevenção ao suicídio na educação, oficinas de manejo de crise, exibição de filme, seguida de debate e atividades de cuidados como corte de cabelo e manicure, realizados no CAPS. Participaram o professor de saúde coletiva da UFPR, Thiago Bagatin, que falou sobre a Reforma Psiquiátrica e a pisicóloga da UFPR Ariane Latoski, que abordou a Rede de Atendimento Piscosocial (RAPS). A programação encerrou com a atividade Movimentos corporais e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), conduzida pela psicóloga e musicoterapeuta Cláudia Silva.

Na avaliação dos organizadores, o evento teve especial relevância no litoral paranaense, uma região marcada por vulnerabilidades sociais e econômicas. Ao longo dos cinco dias, os palestrantes enfatizaram a necessidade de identificar sinais de sofrimento psíquico: alterações de humor, isolamento, fala sobre querer “desaparecer”, descuido com a aparência, entre outros, Além de oferecer escuta, acolhimento e encaminhamento adequado sempre que houver indícios de risco.  

Com imagens e informações de Thiago Bagatin

Rua Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, 512
Caiobá - Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000