Restaurante Universitário traz novidades em 2015

24 de março de 2015 - 21h41

DSC_0046-2

Café da manhã, almoço e janta são os serviços que o Restaurante Universitário (RU), que atende o Setor Litoral, prestada a toda a comunidade acadêmica – são servidas, em média 3.500 refeições por semana. Por ser um local onde estudantes, técnicos e professores se encontram diariamente, o RU é parte relevante da cultura da universitária, sendo um ambiente de confraternização, trocas e aprendizagens. ACESSE O INFOGRÁFICO

Gestão dos RUs
Em Curitiba, o RU surgiu em 1961, e foi inicialmente administrado por membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A partir de 1980, o Restaurante passou a ser administrado pela UFPR – via Pró-reitoria de Administração (PRA). Atualmente, em Curitiba, a UFPR conta com três unidades: RU Central, junto à Reitoria; RU Centro Politécnico; RU Agrárias – gerenciados pela própria UFPR. Nos campi Litoral, Palotina e Centro de Estudos do Mar (CEM), o serviço é terceirizado, sendo contratado por processo de licitação.

Há oito anos, o RU do Litoral é gerenciado por Celso Luiz Minaif. Ele conta com uma equipe formada por 15 funcionários, entre eles nutricionista, cozinheiras, auxiliares de limpeza, administração, etc. São dois grupos para atender as refeições da manhã, tarde e noite. Segundo Celso, é sempre preciso manter o equilíbrio entre a demanda da comunidade acadêmica e as regras estabelecidas pela UFPR. “Queremos manter a nossa característica que é oferecer uma refeição caseira, bem preparada e variada”, afirma Celso.

A partir de abril será implantado um cardápio mensal, visando ampliar o valor nutricional e a variedade de pratos. “A proximidade que temos com os estudantes faz com que a gente conheça seus gostos e que possamos fazer adaptações dentro dos limites que nosso contrato permite”, continua Celso. Nesse sentido, foi incluído uma opção de proteína vegetal para atender aqueles que não comem carne e mantido o peixe nas sextas-feiras. Mas, devidos às limitações orçamentárias da licitação, também foi preciso limitar as porções de carnes, o que já é prática de longa data nos demais RUs. Atualmente o valor pago por almoço para o restaurante é R$ 7,34 (R$ 6,04, pago pela UFPR e R$ 1,30, pago pelo estudante).

Desde 1995, quando os Rus de Curitiba deixaram de servir porções pré-estabelecidas de alimentos e implantaram o sistema self-service, o prato proteico (carnes) e a sobremesa continuaram a ser controlados (uma porção por pessoa). Procedimento que foi adotado a partir de março de 2015 pelo RU de Matinhos.