Provar abre inscrições para alunos da UFPR

 7 de agosto de 2017 - 18h18

A UFPR abriu nesta segunda-feira (7) o período de inscrições para alunos com registro regular na instituição (matrícula ativa ou trancada) que desejem mudar de campus, de turno ou de habilitação dentro do mesmo curso. É a primeira etapa anual do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar). As inscrições vão até as 16 horas do dia 14 de agosto, no site http://www.prograd.ufpr.br/provar/.

Podem concorrer às vagas disponíveis nesta etapa os alunos que tiverem cumprido no mínimo 20% das disciplinas e no máximo 80% da carga horária total do curso. Outra exigência é nunca ter efetuado mudança de campus, turno, habilitação ou reopção de curso. Também não podem concorrer alunos que ingressaram na UFPR por meio de aproveitamento de curso superior, complementação de estudos, reintegração de ex-aluno ou transferência externa.

Os resultados da primeira etapa do Provar serão divulgados no dia 25 de agosto, no site do programa.

O Provar

O Provar é o mecanismo da UFPR para ocupação das vagas remanescentes em cursos de graduação. Ele é dividido em várias modalidades, que atendem alunos da UFPR, ex-alunos e também a comunidade externa (alunos de outras instituições de ensino superior e pessoas que já tenham se graduado).

A oferta de vagas depende da disponibilidade em cada curso. Cada candidato pode realizar apenas uma inscrição em cada modalidade. Se for aprovado em mais de uma modalidade deverá optar por apenas um curso.

A próxima etapa do Provar ocorrerá a partir do dia 4 de setembro, e será aberta a alunos de outras Instituições que desejam transferência para a UFPR .

Confira abaixo o calendário completo do Provar 2017/2018.

 

MUDANÇA DE TURNO, HABILITAÇÃO OU CAMPUS (para alunos da UFPR)

07/08/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições

14/08/2017 – Prazo final para inscrições (até as 16h)

16 e 17/08/2017 – Entrega de documentação

25/08/2017 – Divulgação do edital de resultado

 

TRANSFERÊNCIA EXTERNA (Alunos de outras Instituições que desejam transferência para a UFPR)

04/09/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições

04/09/2017 a 15/09/2017 – Período para solicitação de isenção da taxa**

25/09/2017 – Prazo final para inscrições e pagamento do boleto (até 23h59min)

11/10/2017 – Divulgação do ensalamento na internet

15/10/2017 – REALIZAÇÃO DAS PROVAS (mudança de horário de verão)

05/01/2018 – Divulgação do edital dos CLASSIFICADOS no processo (Neste momento a transferência ainda não está confirmada, é divulgado apenas os candidatos que estão aptos a continuar. Na sequência é feita a análise dos critérios exigidos no edital de inscrição e divulgado o resultado final dos aprovados.)

Data a ser divulgada – Edital dos aprovados

Data a ser divulgada – Registro acadêmico

 

REOPÇÃO DE CURSO (Alunos da UFPR que desejam trocar de curso)

18/09/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições

09/10/2017 – Prazo final das inscrições (até as 16h)

18 e 19/10/2017 – Entrega de documentação

30/10 a 03/11/2017 – semana da prova específica para cursos que utilizarão este critério (o dia da prova para cada curso será divulgada no edital de inscrição)

27/11/2017 – Divulgação do edital de resultado

06 e 07/12/2017 – Novo registro acadêmico (o candidato que tenha seu nome divulgado no edital de resultado e não comparecer perderá a vaga na UFPR).

 

REINTEGRAÇÃO DE EX-ALUNO (Alunos da UFPR que abandonaram o curso e desejam retornar para o mesmo)

06/11/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições

06/11 a 08/11/2017 – Período para solicitação de isenção da taxa**

20/11/2017 – Prazo final das inscrições (até as 16h)

29 e 30/11/2017 – Entrega de documentação

12/01/2018 – Divulgação do edital de resultado

Data a ser divulgada – Registro acadêmico

 

COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS (Graduados com uma habilitação que desejam outra habilitação no mesmo curso)

06/11/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições

06/11 a 08/11/2017 – Período para solicitação de isenção da taxa**

20/11/2017 – Prazo final das inscrições (até as 16h)

29 e 30/11/2017 – Entrega de documentação

12/01/2018 – Divulgação do edital de resultado

Data a ser divulgada – Registro acadêmico

 

APROVEITAMENTO DE CURSO SUPERIOR (Graduados há pelo menos 02 anos que desejam outro curso de graduação)

06/11/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições

06/11 a 08/11/2017 – Período para solicitação de isenção da taxa**

20/11/2017 – Prazo final das inscrições (até as 16h)

06 e 07/12/2017 – Entrega de documentação

12/01/2018 – Divulgação do edital de resultado

Data a ser divulgada – Registro acadêmico

* as datas podem ser alteradas.

** a partir do dia 21/08 serão divulgadas informações sobre o procedimento para pedido de isenção da taxa de pagamento da inscrição

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300