Políticas de crédito durante a pandemia

14 de abril de 2021 - 11h33

A equipe do Projeto INPRO (Incubadora de Projetos Organizacionais e do Trabalho), que constitui-se em um projeto de extensão universitária pautado no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como parte integrante do Curso de Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal do Paraná-UFPR, publiciza o seu V Boletim INPRO que tem o objetivo de analisar como ocorreram as políticas de crédito no Estado do Paraná visando diminuir os impactos da crise econômica causada pela pandemia da COVID-19.

Apresentação do V Boletim INPRO

Os momentos de baixa liquidez são considerados pela literatura de finanças corporativas como um dos principais problemas enfrentados pelas empresas. Esses problemas de liquidez podem derivar de aspectos da própria empresa e, também, de elementos externos, tais como crises econômicas e sanitárias.

Esses problemas podem causar o que se entende por restrição financeira, ou seja, quando as empresas passaram por muitos problemas para a obtenção de crédito. Essa situação afeta de sobremaneira as empresas menos tangíveis e os pequenos negócios. Desta forma, pequenos empresários podem passar por problemas de caixa e dificuldades para a obtenção de crédito, o que impacta na redução dos níveis de investimento, demissões e até fechamentos das empresas.

Atualmente, o país passa por uma crise complexa e derivada da principal pandemia desde a Gripe Espanhola. Este fato já foi mencionado nos boletins anteriores e pode ser entendido como a Crise Tripla da Covid-19 com impactos sanitários, sociais e econômicos. Os efeitos sobre as empresas, sobretudo os pequenos negócios, acabam por afetar, principalmente, os menos favorecidos.

Neste contexto, o Boletim nº 5 analisa como ocorreram as políticas de crédito no Estado do Paraná visando diminuir os impactos dessa crise econômica. Entre as operações analisadas, este boletim foca sua análise sob um olhar especial para o microcrédito e para as operações voltadas para os pequenos empreendedores. Essas formas de crédito são importantes não somente para controle da crise, mas também funcionam como ferramenta de inclusão social, sendo orientado para o consumo e/ou destinado à produção o que leva ao desenvolvimento do indivíduo e de sua unidade produtiva.

V Boletim INPRO

Confira todos os boletins do Projeto INPRO no link:  https://litoral.ufpr.br/blog/noticia/inpro-publiciza-coletanea-de-boletins/