INPRO publiciza coletânea de 7 Boletins

5 de novembro de 2020 - 9h56

É com muita satisfação que apresentamos a presente coletânea de Boletins, composta por 7 números, desenvolvidos no período compreendido entre outubro de 2020 e janeiro de 2021. Esse trabalho é desenvolvido por meio da equipe do Projeto INPRO (Incubadora de Projetos Organizacionais e do Trabalho), que constitui-se em um projeto de extensão universitária pautado no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, cujo início se deu no ano de 2019, como parte integrante do Curso de Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal do Paraná-UFPR. O foco do projeto, bem como o objetivo dos boletins consistem no apoio aos segmentos mais fragilizados da economia brasileira: trabalhadores informais e microempreendedores individuais, com ênfase aos municípios do litoral paranaense.

O I Boletim traz uma breve apresentação do Litoral Paranaense, em seus aspectos geográficos e culturais, articulada à análise das atividades de trabalho realizadas neste contexto territorial. Os dados consolidados apresentam um quadro síntese do emprego na região, com uma estimativa de distribuição entre emprego formal e informal, sustentado em dados secundários, obtidos por meio de bases públicas (IBGE, MTE, IPARDES e outras). As atividades econômicas, responsáveis pela ocupação da população fazem parte do conteúdo do presente boletim, que destaca as diferenças salariais entre trabalhadores do sexo feminino e masculino.

I Boletim INPRO

O segundo número traz um olhar sobre o perfil da população, com vistas a compreender o grau de vulnerabilidade social, que representa um dos fatores concretos para a ampliação do trabalho precário. Para tanto, além dos dados censitários e estimados da população, foi realizada uma síntese a partir do Cadastro Único (CADÚNICO) que permite explicitar a participação dos pobres e dos extremamente pobres nesse recorte territorial.

II Boletim INPRO

A terceira edição do boletim, INPRO, está dedicada a analisar as medidas que foram implementadas desde marco de 2020, tendo em vista amparar as camadas mais frágeis da sociedade brasileira. Nesse sentido, o boletim combina uma discussão sobre as medidas relativas ao tema, nas diversas esferas da federação, além de trazer à tona dados relativos a transferências de benefícios, em particular, do Auxílio Emergencial.

III Boletim INPRO

A quarta edição tem como objetivo apresentar e analisar as medidas estaduais e federais adotas no combate a essa crise tripla derivada da pandemia da Covid-19. O boletim está estruturado em três tópicos cujo item de abertura consiste na introdução. O segundo tópico descreve as principais medidas sanitárias e econômicas federais no combate a pandemia. O terceiro tópico descreve as principais medidas sanitárias e econômicas estaduais.

IV Boletim INPRO

O Boletim nº 5 analisa como ocorreram as políticas de crédito no Estado do Paraná visando diminuir os impactos da crise econômica devido à Pandemia da COVID-19. Entre as operações analisadas, este boletim foca sua análise sob um olhar especial para o microcrédito e para as operações voltadas para os pequenos empreendedores. Essas formas de crédito são importantes não somente para controle da crise, mas também funcionam como ferramenta de inclusão social, sendo orientado para o consumo e/ou destinado à produção o que leva ao desenvolvimento do indivíduo e de sua unidade produtiva.

V Boletim INPRO

O sexto boletim da série produzida pela equipe do projeto de extensão INPRO tem o intuito de realizar o balanço do ano de 2020 em relação à geração de emprego e desemprego, bem como o rebatimento das medidas de manutenção de emprego nos municípios do litoral do Paraná.

VI Boletim INPRO