Pet em Saúde é conquista da UFPR Litoral

30 de novembro de 2018 - 18h21
Um novo projeto de Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) será desenvolvido no Setor Litoral. A iniciativa foi contemplada pelo Ministério da Saúde –  Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde) com foco do edital na temática Interprofissionalidade e será desenvolvida no município de Paranaguá, tendo a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá (SEMSA) como parceira. O objetivo é potencializar o trabalho interprofissional na saúde, integrando ações entre ensino-serviço-comunidade para fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto é coordenado pelo professor Marcos Signorelli (Saúde Coletiva), tem como vice-coordenadora Carla Daniele Straub (Saúde Coletiva) e como tutores/colaboradores: Vinício Oliveira da Silva, Roberto Eduardo Bueno (Saúde Coletiva); Silvana Maria Escorsim e Ane Bárbara Voidelo (Serviço Social); e Evaldo Ribeiro Júnior (Educação Física).
O projeto dispõe de bolsas para estudantes de graduação em Saúde Coletiva, Serviço Social e Educação Física. A dedicação semanal ao projeto é de oito horas, com início em dezembro e duração de 24 meses e sem período de férias. O projeto ainda conta com a preceptoria dos profissionais que atuam na rede de saúde de Paranaguá, que supervisionarão as atividades de campo dos estudantes, recebendo também uma bolsa do Ministério da Saúde.
O projeto foi elaborado conjuntamente entre docentes da UFPR e profissionais da SEMSA de Paranaguá, de acordo com demandas levantadas pelos profissionais que atuam em Paranaguá. Entre as ações previstas estão o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), incluindo melhora na produção e sistematização de indicadores; potencialização das ações da rede intersetorial, com ações que perpassam a saúde; e ainda cursos, oficinas, organização de eventos para formação de estudantes, docentes e preceptores, entre outras ações.
Saiba mais sobre as bolsas e acesse o edital.