Oficina Coisa Pública, Nosso Bem Comum

21 de junho de 2022 - 9h19

A UFPR Litoral está na fase final dos preparativos para a 5ª CONANE CAIÇARA que começa na quinta-feira, 23 de junho, e vai até sábado. Os espaços estão recebendo a estrutura para as palestras e apresentações, porém, pequenas reformas e revitalizações também acontecem envolvendo não apenas as equipes técnicas do setor, mas estudantes, docentes e demais participantes, como é o caso da oficina Coisa Pública, Nosso Bem Comum.

A 5a. CONANE CAIÇARA suscita o debate de novas alternativas para a educação. No evento, experiências e práticas são intercambiadas, em uma ciranda de saberes. Na preparação desse encontro, a oficina Coisa Pública, Nosso Bem Comum ocorre nos dias 20 (manhã e tarde) e 21/6, (tarde) e é aberta a qualquer interessado ou interessada. Nesses dias, participantes poderão conhecer e experimentar técnicas de marcenaria aplicadas à restauração dos bancos localizados no espaço do jardim central do prédio administrativo. A oficina de marcenaria e restauração partiu da avaliação e restauração do madeirame dos bancos instalados no jardim, incorporando, quando necessário, peças de reposição que foram preparadas pelos participantes. Os bancos foram desmontados, restaurados, remontados e pintados para receber grafismos indígenas durante a 5a. CONANE. Coordenada colaborativamente pela Profa. Ana Elisa de Castro Freitas e pelo estudante Eduardo Teixeira Biscaia, a oficina inaugura mutirões que ocorrerão ao longo da 5a. CONANE com a colaboração de convidadas e convidados de diferentes áreas e organizações. No dia 21/6, pela manhã, será a vez do mutirão de restauração do pilar central do Relógio Solar, instalado originalmente em 2011 durante a ICH Vida Guarani e seus Saberes e que será restaurado durante a CONANE, com participação de artistas Mbyá Guarani. A restauração do pilar de concreto será coordenada pelos membros da Associação Vila Nova, que compõe a comissão organizadora da 5a. CONANE, e seu acabamento será coordenado pelo Grupo PET Litoral Indígena, em mutirão de pintura das pedras, durante o evento.

A oficina é fruto de uma parceria do LaID e PET Litoral Indígena com o grupo mobilizado na organização da 5a. CONANE CAIÇARA. O evento, que ocorre nos dias 23, 24 e 25/6, reunirá, no Setor Litoral da UFPR, educadores, educadoras, comunidades locais, estudantes, artistas, movimentos sociais, povos indígenas em uma programação intensa com presenças de lideranças nacionais e internacionais.