A fim de prestar contas à sociedade, o Mundo Mágico da Leitura, um programa de extensão da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, divulga relatório que resume a sua atuação no município de Matinhos.
Ações na pandemia
Com a chegada da pandemia, em 2020, o Mundo Mágico da Leitura (MML) precisou encontrar um novo modo de realizar suas sessões culturais. Com isso veio a ideia de utilizar as redes sociais como um meio para publicar vídeos e não deixar as ações suspensas. Para tanto, foram produzidos vídeos das sessões de contação de história, de leitura e de animação. O quadro abaixo apresenta a quantidade de vídeos disponíveis no Instagram e no Youtube:
Das ações remotas às ações presenciais
Nota-se que com o retorno ao presencial – em 2022 – o número de sessões de leituras realizadas online começou a diminuir, apesar dos vídeos de contação de histórias ainda terem um número significativo em 2022.
Em 2023, com a alta demanda de eventos presenciais, os vídeos ainda existem, porém passaram a ser uma atividade dos acadêmicos e das acadêmicas após realização das sessões culturais na modalidade presencial e não mais como atividade principal.
A retomada das atividades presenciais aconteceu em 2022 e com força total. Ao todo, foram efetuadas 266 sessões culturais, distribuídas entre sessões de leitura, de dramatização, teatro de fantoches, contação de histórias e oficinas.
O quadro abaixo expõe a quantidade realizada por cada projeto e em que evento ou instituição de ensino a equipe do MML esteve presente:
Entretanto, em 2023 o número de sessões culturais realizadas mais que dobrou: saltou de 262 para 538. Destaca-se também que nesse ano o Mundo Mágico teve a oportunidade de se apresentar no evento SBPC Jovem – a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Confira mais algumas informações no quadro abaixo:
Em 2023, estima-se que o programa alcançou cerca de 3090 crianças, sem contar os participantes dos eventos que o MML esteve presente. Por isso, teve a possibilidade de impactar grandes públicos e contribuir na formação de novos leitores.
Nesse ano, foram aplicadas avaliações somativas com as crianças que participaram das sessões. Para o Projeto Lendo as Entrelinhas, foram entrevistadas 82 crianças. Entre elas, 80 disseram que gostaram de participar das sessões, enquanto uma disse que não e uma não soube responder. Isso significa que 97,5% alegam “gostar de estar presente nas atividades”.
Nas Escolas Municipais Francisco dos Santos JR e Wallace Tadeu de Mello, foram entrevistadas 34 e 48 crianças entre 7 e 11 anos de idade, respectivamente. Outra pergunta norteadora foi: “Depois de ler as histórias com o mundo mágico, você procurou mais livros para ler?”.
Na Escola Francisco dos Santos Jr., 11 deles disseram que não e 23 que sim, o que representa mais da metade procurando ler após as sessões. Na Escola Wallace Tadeu de Mello, 15 responderam que não, 3 não souberam responder e 30 disseram que sim. Em outras palavras, juntando as duas escolas, pelo menos 53 crianças de 82 – 64% – buscaram se envolver com leitura depois de uma atividade realizada pelo Mundo Mágico, que não incluía somente leituras obrigatórias.
No entanto, a avaliação somativa do Projeto Vivenciando Histórias contou com 30 crianças, tendo como pergunta guia: “Depois de ler as histórias com o mundo mágico, você procurou mais livros para ler?”. Entre as respondentes, 26 disseram que sim, 03 não souberam responder e 01 disse não. Isso representa que 87% das crianças do maternal até o 2º ano do ensino fundamental procuraram livros para ler.
Conclui-se que o programa de extensão O Mundo Mágico da Leitura atingiu o seu objetivo “Contribuir para o exercício da cidadania por meio da parceria educacional entre a UFPR Litoral e a escola pública, no desenvolvimento da leitura e do letramento.”, além de ampliar as suas ações com a publicação de vídeos nas redes sociais, expandindo também o público alvo para fora da cidade de Matinhos.
Escrito por Nathali King, estudante de Jornalismo.
Revisado por Rosangela Valachinski Gandin.
Coordenação do Mundo Mágico da Leitura.